Após pedido de Tóquio, operadora desliga usina de Hamaoka no Japão

A decisão foi tomada após uma reunião extraordinária da cúpula da Chubu Electric Power

Avalie a matéria:
Usina de Hamaoka, que foi desligada pelo governo japonês | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A operadora da usina nuclear de Hamaoka aceitou nesta segunda-feira o pedido do governo japonês para suspender as operações dos reatores diante do risco de um forte terremoto na região, informou a agência de notícias japonesa Kyodo.

A decisão foi tomada após uma reunião extraordinária da cúpula da Chubu Electric Power, que adiara a decisão após uma reunião semelhante no sábado (7).

"Nós decidimos suspender a operação nos reatores 4 e 5 e adiar o religamento do reator 3", disse o presidente da Chubu Electric Power, Akihisa Mizuno.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, pediu na sexta-feira (3) que o grupo Chubu Electric Power interrompesse o funcionamento da usina nuclear de Hamaoka, situada na falha sísmica do centro do arquipélago. Ele alegou preocupações com a segurança dos moradores dos arredores.

A medida serviria para evitar uma nova crise nuclear como a que afetou a usina de Fukushima Daiichi, que teve o sistema de resfriamento de seus reatores danificado pelo terremoto e tsunami de 11 de março. Apenas nos últimos dias, a operadora da usina, Tokyo Eletric Power Co., deu os primeiros passos definitivos para o controle da crise.

A usina fica na província de Shizuoka, a 200 km de Tóquio, uma zona com probabilidade de 87% de sofrer um tremor de magnitude 8 ou superior nos próximos 30 anos.

Kan e a Chubu Electric Power não disseram, contudo, como pretendem compensar os mais de 3,5 gigawatts de energia produzidos pela usina. O primeiro-ministro pediu apenas que os japoneses tomem medidas para economizar energia.

O terremoto de magnitude 9, seguido de um tsunami, danificou gravemente a usina de Fukushima Daiichi, 240 km norte de Tóquio, levando ao acidente nuclear mais grave desde Tchernobil, em 1986.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES