Após queda de Kaddafi, líder de conselho pede “unidade” na Líbia

Observadores apontam que um dos maiores desafios de Abdul-Jalil é estabilizar a Líbia e tentar formar um governo efetivo nacional.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sua primeira visita à capital Trípoli desde a tomada da cidade, o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafa Abdul-Jalil, disse a simpatizantes que o momento é de união, e não de vingança. Enquanto isso, suas tropas combatem em Bani Walid, cidade que ainda é considerada um bastião do coronel Muamar Khadafi.

"Não é tempo de retaliação. Muitos direitos foram perdidos (no regime de Khadafi) e há muitas tragédias em que poderíamos insistir, mas não é a hora. A hora é de nos unirmos", declarou Abdul-Jalil, que chegou a Trípoli no sábado e foi recebido por centenas de simpatizantes.

Ele também defendeu a luta para tomar três cidades-chave - Bani Walid, Sirte e Sabha - ainda sob poder de aliados do regime. Observadores apontam que um dos maiores desafios de Abdul-Jalil é estabilizar a Líbia e tentar formar um governo efetivo nacional, que seja reconhecido pelos líbios. No front externo, o CNT já foi reconhecido como legítimo por cerca de 60 países e por instituições como o FMI.

Bani Walid

No sábado, venceu um ultimato dado pelo CNT para a rendição de Bani Walid, o que desencadeou uma ação militar contra a cidade.

Os combatentes anti-Khadafi estimaram que em poucas horas tomariam o centro da cidade, mas parecem ter encontrado muito mais resistência do que o esperado inicialmente.

O correspondente da BBC Andrew Harding, que está próximo à cidade, disse que a situação em Bani Walid é caótica e que a batalha tende a ser bastante dura.

Os combatentes dizem estar sendo alvejados por foguetes disparados de dentro da cidade, mas insistem que estão progredindo e ainda creem que a tomada da cidade é "iminente".

"Eles (tropas anti-Khadafi) tomaram o portão da cidade, a entrada, e grandes partes de uma área residencial próxima", disse à BBC um porta-voz militar do CNT, Abdulrahman Busin.

No sábado, a cidade também foi alvo de ataques aéreos da Otan, com o objetivo de ajudar o avanço das forças opositoras.

Mas em Sirte, cidade natal de Khadafi, os combatentes de oposição tiveram de recuar no sábado, após terem sofrido inúmeras baixas, informou a agência Associated Press.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES