Após trégua, palestinos começam a voltar para casa na Faixa de Gaza

Pausa temporária nos conflitos, prevista em acordo firmado entre Israel e Palestina, começou a valer nesta madrugada

Após trégua, palestinos começam a voltar para casa na Faixa de Gaza | Foto: Reprodução/g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Palestinos que tinham deixado suas residências na Faixa de Gaza devido aos confrontos entre o Hamas e Israel começaram a retornar às suas cidades nesta sexta-feira (24), após o início da trégua acordada entre as partes. Desde a madrugada, pelo horário de Brasília, entrou em vigor a suspensão dos bombardeios conforme estipulado no acordo assinado entre o Hamas e Israel na quarta-feira (22). Essa trégua terá duração de quatro dias, e como contrapartida, o Hamas concordou em libertar aproximadamente 50 reféns a partir do final da manhã desta sexta-feira, também pelo horário de Brasília.

Conforme informações das autoridades locais, dezenas de pessoas que buscaram refúgio na porção sul da Faixa de Gaza já iniciaram o deslocamento em direção às áreas centrais e setentrionais. Em outubro, Israel emitiu uma série de alertas, instando a população a evacuar essas duas regiões, que subsequentemente foram alvo de ataques aéreos intensos e de uma incursão por tropas israelenses.

Apesar da brevidade da trégua, programada para quatro dias, e da declaração de Israel de que retomará ações militares em Gaza após esse período, muitos palestinos optaram por arriscar o retorno às suas residências. Eles estão se beneficiando da garantia estabelecida no acordo de que não ocorrerão ataques durante o trajeto de volta. 

Após trégua, palestinos começam a voltar para casa na Faixa de Gaza - Imagem: Reprodução/g1

A agência de notícias Associated Press e a rede de TV Al-Jazeera divulgaram relatos indicando que militares israelenses abriram fogo contra uma parte dessas pessoas. Sofian Abu Amer, um palestino que deixou a Cidade de Gaza semanas atrás, compartilhou com a Associated Press sua decisão de arriscar ir para o norte para verificar o estado de sua casa e procurar suprimentos.

Agências da Organização das Nações Unidas (ONU) operando na Palestina expressaram sua intenção de trabalhar para assegurar a proteção da população contra os bombardeios em suas residências após o término da trégua. Hoje, as agências da ONU anunciaram planos para distribuir suprimentos à porção setentrional do território, e veículos com ajuda humanitária já estão a caminho do norte de Gaza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES