Aprovada resolução que pede cessar-fogo e envio de ajuda à Faixa de Gaza

A votação teve 153 votos a favor (incluindo o Brasil), 10 contra (EUA e Israel) e 23 abstenções.

A votação teve 153 votos a favor, incluindo o Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma resolução que pede um cessar-fogo imediato entre Israel e Hamas foi aprovada pela Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (12). A votação, que ocorreu após os Estados Unidos vetarem a medida no Conselho de Segurança, teve 153 votos a favor (incluindo o Brasil), 10 contra (EUA e Israel) e 23 abstenções. Apesar de não serem vinculativas, as resoluções da Assembleia Geral têm peso político, refletindo uma visão global sobre o conflito.

A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, expressou apoio a alguns aspectos da resolução, mas destacou preocupações quanto à sua eficácia. “Qualquer cessar-fogo neste momento seria temporário, na melhor das hipóteses, e perigoso, na pior das hipóteses – perigoso para os israelenses, que estariam sujeitos a ataques implacáveis, e também perigoso para os palestinos, que merecem a chance de construir um futuro melhor para si próprios livres do Hamas".

O presidente dos EUA, Joe Biden, anteriormente mencionou a perda de apoio internacional de Israel devido aos "bombardeios indiscriminados". A resolução da Assembleia Geral também exige a libertação imediata e incondicional de todos os reféns mantidos pelo Hamas e pede que as partes em conflito cumpram o direito internacional, especificamente no que diz respeito à proteção de civis.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES