Argentina celebra primeiro concurso Miss América LatinaTrans em La Plata

As participantes são argentinas e imigrantes residentes no país.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Transexuais de oito países da América Latina desfilarão na noite desta quarta-feira de maiô, vestido de gala e traje típico para buscarem a coroa pela primeira vez como Miss América Latina Trans na cidade argentina de La Plata, assinalaram hoje os organizadores.

As participantes são argentinas e imigrantes residentes no país vindas do Equador, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, Bolívia e República Dominicana. No entanto, ao contrário dos concursos de beleza tradicionais, a ganhadora não será a mais bonita, mas "a que melhor defenda os direitos humanos e os promova", explicou a Agência Efe Claudia Vásquez Haro, presidente da associação Otrans, que organiza o concurso.

"Queremos nos apropriar de um evento de beleza não para reforçar a estética hegemônica de 60-90-60, mas para pôr em discussão que é nosso corpo e ocupar o espaço público e político para reivindicar os direitos do coletivo LGTBI (lésbicas, gays, trans bissexuais e intersex)", ressaltou Vásquez Haro. As participantes deverão responder a perguntas vinculadas aos direitos humanos, como seus direitos como pessoas trans, conquistas conseguidas, direitos que ainda são impedidos ou o lugar que ocupa para elas a memória, acrescentou a presidente da Otrans, também professora e pesquisadora da Universidade Nacional de La Plata.

Além de Miss América Latina Trans, as participantes concorrem a outros quatro prêmios: Miss Integração, Miss Simpatia, Miss Fotogenia e Miss traje típico. "Com o traje típico queremos mostrar que além da identidade trans existe também a identidade cultural, de onde vem cada uma", detalhou Vásquez Haro,do Peru. A ideia do concurso foi crescendo paulatinamente, já que em um primeiro momento "se pretendia realizar um exercício para aumentar a visibilidade da comunidade, escolher a mais bela, mas depois fomos mudando o foco", explicou a ativista e docente. Para essa ruptura de estereótipos, também teve um papel decisivo na eleição do local para a realização do concurso, um teatro bar em La Plata, 60 quilômetros ao sul de Buenos Aires.

"O Teatro Bar de La Plata é um lugar tradicional onde acontecem shows, onde as pessoas não está acostumada a ver a estas meninas, já que a maioria trabalha nas ruas, em cima de um palco se mostrando", disse Vásquez Haro. O júri, composto por personalidades políticas, acadêmicas e artísticas, incluirá as legisladoras Diana Conti e María Rachid, a pesquisadora Silvia Delfino e a política Florença Saintout, entre outras personalidades. "Miss América Latina Trans faz parte de um processo histórico onde o coletivo de transexuais, travestis, gays e lésbicas na Argentina avançou na ampliação de seus direitos e na construção de cidadania, como a Lei de Identidade de Gênero e a Lei de Casamento Igualitário", concluiu Vásquez Haro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES