Argentina não vai fortalecer laços com Brasil e China, diz futura chanceler

Brasil e China são parceiros comerciais significativos para Argentina

Javier Milei e Diana Mondino | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A indicada para assumir o Ministério das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, declarou em entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti que o país não buscará fortalecer laços com o Brasil e a China. Essa afirmação representa uma possível mudança na postura argentina, considerando que ambos os países são parceiros comerciais significativos para a Argentina.

Durante a campanha eleitoral, o presidente eleito Javier Milei expressou críticas e ataques ao Brasil e à China. Milei, por exemplo, rotulou o presidente Lula como "comunista", "ladrão" e "corrupto", e manifestou a intenção de não se encontrar com ele se fosse eleito. Além disso, o presidente eleito considerou o governo chinês como "assassino" e questionou a liberdade do povo chinês.

Apesar dessas declarações polêmicas, o Brasil descartou a possibilidade de rompimento de relações com a Argentina. O presidente Lula afirmou que a América do Sul está passando por "algumas confusões" e ressaltou a importância de manter uma relação republicana entre os países vizinhos.

É fundamental observar que as relações entre países são dinâmicas e sujeitas a mudanças, e declarações políticas nem sempre se traduzem diretamente em ações concretas. No entanto, a repercussão dessas declarações ressalta a atenção internacional sobre a evolução das relações diplomáticas na região.

Por fim, é necessário aguardar os desdobramentos concretos das ações do novo governo argentino para entender a real extensão das mudanças nas relações internacionais do país, especialmente no que diz respeito ao Brasil e à China.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES