Atentado com carro-bomba mata 75 no Iraque; EI reivindica ataque

EI informou que vai continuar com atentados na região

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 75 pessoas morreram e 135 ficaram feridas em um atentado com um carro-bomba realizado na madrugada deste domingo em uma área comercial do centro de Bagdá, no Iraque. O ataque foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Um suicida detonou o veículo que conduzia no meio de uma multidão reunida perto da sorveteria Yabar Abu al Sharbat, localizada na região de Al Karrada, informou a polícia.

A sorveteria mais popular e antiga da capital iraquiana estava muito movimentada à 1h (horário local, 19h em Brasília). A explosão destruiu e incendiou várias lojas em Al Karrada, onde a maioria da população é xiita.

O EI assumiu a autoria do atentado em comunicado assinado e divulgado nas redes sociais, no qual garantiu que o alvo eram os xiitas. O grupo terrorista, que avaliou em 40 o número de mortos e em 80 o de feridos, advertiu que "com a permissão de Deus prosseguirão os ataques dos mujahedins contra os renegados".

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, foi para o local do atentado e afirmou que os terroristas "após terem sido esmagados nos campos de batalha cometem ataques com explosivos em uma tentativa desesperada".

A população não recebeu bem a visita do chefe do governo e atirou pedras no combio.

Além disso, outro carro bomba explodiu no mercado popular Shalal, situado na região de Al Shaab, no nordeste de Bagdá e de população também majoritariamente xiita. Este atentado causou a morte de um civil e feriu a cinco, além de danificar várias lojas.

O Iraque trava uma luta contra o EI desde junho de 2014, quando o grupo terrorista assumiu amplas regiões do norte e do centro do país e proclamou um califado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES