Atentado suicida deixa 72 mortos e 340 feridos no Paquistão

Facção do Talibã assume ataque e diz que cristãos eram alvo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

- Um homem-bomba matou 72 pessoas do lado de fora de um parque público na cidade de Lahore, capital de Punjab, no Paquistão. Outras 340 ficaram feridas. A maioria das vítimas eram mulheres e crianças, segundo serviços de resgate locais. Jamaat-ul-Ahrar, uma facção do Talibã assumiu a autoria do ataque e afirmou que o alvo era a minoria cristã do país, majoritariamente muçulmano. Corpos ainda estão sendo retirados do local e os números podem subir. O último balanço foi divulgada na manhã desta segunda-feira (horário local) pelo inspetor adjunto da polícia Haider Ashraf.

- Nós quisemos mandar essa mensagem para o primeiro-ministro Nawaz Sharif, de que nós entramos em Lahore. Ele pode fazer o que quiser, mas não será capaz de nos parar. Nossos homens-bomba vão continuar com esses ataques - disse um porta-voz da facção, Ehsanullah Ehsan.

Lahore, capital da província de Punjab, é o coração do território que dá apoio político ao premier. O país, de 190 milhões de pessoas, é atormentado pela insurgência talibã, gangues criminosas e violência sectária. Punjab é sua maior e mais rica província.

- A maioria das vítimas são mulheres e crianças - disse Mustansar Feroz, superintendente da polícia local.

O homem-bomba se explodiu no estacionamento do enorme parque Gulshan-e-Iqbal. Na hora da explosão, o local estava particularmente movimentado e repleto de famílias que passavam o fim de tarde, depois dos compromissos religiosos. Extremistas paquistaneses têm atacado minorias religiosas com frequência ao longo da última década. Cristãos, por sua vez, acusam o governo de poucos esforços para protegê-los.

Segundo um funcionário, entre os feridos há 50 crianças e várias mulheres, muitos em “estado crítico”. O chefe do Estado-Maior do Exército, general Raheel Sharif, presidiu uma reunião de emergência para coordenar a resposta ao ataque.

Testemunhas disseram ter visto partes de corpos espalhadas pelo estacionamento quando a poeira baixou após a explosão. Muitos dos feridos foram transportados para o hospital em veículos improvisados. Um médico descreveu cenas de horror no hospital onde trabalha.

O atentado coincide com várias manifestações violentas em outras partes no país, que vêm aumentando desde a controversa execução de Mumtaz Qadri, no final de fevereiro. Qadri foi condenado à morte depois de assassinar Salman Taseer, governador da província de Punjab de quem era guarda-costas. O político, uma das mais populares vozes seculares no Paquistão, foi morto quando prometia reformar as leis de blasfêmia. Ele havia defendido Asia Bibi, uma cristã condenada à morte pelo crime.

A execução de Qadri por enforcamento acabou inflamando a parte mais extremista da comunidade muçulmana, que se opõe ao atual governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES