Ato contra corrupção reúne milhares em Israel

Mais de cinco mil pessoas pediram dois estados independentes na região

Avalie a matéria:
Milhares de pessoas nas ruas | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Milhares de israelenses, judeus e árabes, protestaram neste sábado à noite (5), em Tel Aviv, para denunciar a ocupação dos territórios palestinos, na data que marca o 43º aniversário do início da Guerra dos Seis Dias. O conflito culminou com a tomada por Israel da Cisjordânia, Jerusalém Oriental, as colinas de Golã, na Síria, e a Península do Siani, no Egito (região já devolvida).

Mais de cinco mil manifestantes fizeram uma passeata pelo centro de Tel Aviv, onde protestaram contra o que chamam de "um governo que afunda Israel em vez de navegar para a paz", em alusão ao ataque sangrento da marinha israelense contra uma frota humanitária que tentava romper o bloqueio de Gaza. Nove civis foram mortos no ataque.

Os oradores pediram o fim do bloqueio a Gaza e a autorização para que barcos internacionais com ajuda humanitária cheguem a esse território palestino.

Os manifestantes agitavam bandeiras israelenses e palestinas e gritavam: "Israel, Palestina, dois Estados para dois povos" ou "Amamos nosso país, mas nos envergonhamos de seu governo".

A manifestação, autorizada pela polícia, foi convocada por diversos movimentos antiocupação, sendo que o principal deles é o Paz Agora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES