Autoridades denunciam vazamento de água radiotiva em usina de Taiwan

Água teria substâncias como césio-137, cobalto-60 e manganês-54

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Poder de Controle, órgão encarregado de fiscalizar o governo de Taiwan, informou nesta sexta-feira (9) que um vazamento de água radioativa de uma usina nuclear próxima à zona mais povoada do país afeta a região há três anos.

Os reatores 1 e 2 da Usina Nuclear de Jinshan, situada no Novo Taipé, lançaram água com substâncias radioativas, tais como o césio-137, o cobalto-60 e o manganês-54, informou o organismo em relatório.

A empresa elétrica Taipower, que opera a central, ofereceu explicações inconsistentes com os estudos do Conselho de Energia Atômica de Taiwan, acrescentou o relatório, que também assinalou outros dois erros no armazenamento do material radioativo.

Funcionários da Taipower asseguram que a água não procede dos reatores, mas da condensação da água usada na limpeza da usina nuclear.

Segundo o relatório, a Taipower atrasou em mais de 10 anos a construção de instalações para armazenar temporariamente os resíduos nucleares e diz ter perdido um relatório sobre seu manejo, encarregado ao laboratório Pacific Northwest National dos Estados Unidos.

Esta censura do organismo vem à tona em um momento em que as autoridades da ilha debatem o futuro de sua quarta usina nuclear, quase finalizada, mas que conta com a rejeição tanto de grupos ambientalistas como da oposição.

Na atualidade, Taiwan dispõe de três usinas nucleares ativas, com cinco reatores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES