Autorretrato de Van Gogh é descoberto por trás de outra tela; veja!

Raios-X revelam o rosto do artista com chapéu e lenço de pescoço em tela na coleção National Galleries of Scotland

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um autorretrato até agora desconhecido do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) foi descoberto escondido no verso de outra pintura do artista. Especialistas das Galerias Nacionais da Escócia decobriram a tela durante um estudo de raios-X do "Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)", feita em 1885 por Van Gogh, antes de uma exposição sobre o Impressionismo no Museu Escocês.

“Foi absolutamente emocionante”, diz Lesley Stevenson, conservadora sênior de pinturas das Galerias Nacionais da Escócia, sobre o momento em que um raio-X de conservação de rotina de outra pintura de Van Gogh, Cabeça de Camponesa, revelou esta descoberta extraordinária no verso da tela, escondida por mais de 100 anos sob camadas de cola e papelão.

Lesley Stevenson segura a pintura Cabeça de uma Camponesa (Foto: reprodução)

“Não esperávamos muito”, diz Stevenson sobre a “pequena pintura modesta” que foi doada em 1960 por um advogado de Edimburgo, Alexander Maitland. Ele estava sendo radiografado como parte de um exercício de catalogação e em preparação para a exposição de verão da Royal Scottish Academy sobre o impressionismo francês – embora Van Gogh fosse holandês, ele passou grande parte de sua carreira artística na França.

As placas de raios X foram processadas em uma câmara escura antiquada e, quando Stevenson olhou para as imagens, percebeu que estava olhando para o rosto do próprio Van Gogh.

“Eis e eis! Não vemos muito a camponesa, mas o que temos é o branco chumbo, o pigmento muito mais pesado que ele usava para o rosto, aparecendo depois que o raio-X passa pelo papelão.”

Retro descoberto após raio-X (Foto: reprodução)

Outras pesquisas sugerem que a pintura é parte de uma série de auto-retratos experimentais – há cinco obras semelhantes, exibidas no Museu Van Gogh, na Holanda – pintadas no verso de telas anteriores de sua época em Nuenen, no sul do país, de dezembro de 1883 a novembro de 1885. Lá ele realizou uma série de estudos camponeses em preparação para sua primeira obra-prima The Potato Eaters, pintada em 1885.

Frances Fowle, curadora sênior de arte francesa, disse que a descoberta – considerada a primeira em qualquer instituição do Reino Unido – contribuiu para nossa compreensão de um período crucial no desenvolvimento artístico de Van Gogh, quando ele encontrou pela primeira vez o trabalho dos impressionistas franceses após mudou-se para Paris em 1886, onde foi apoiado por seu irmão Theo e conheceu artistas de vanguarda como Henri de Toulouse-Lautrec e Émile Bernard.

Inspirado por artistas como Georges Seurat e Paul Gauguin, ele adotou um estilo de pintura mais colorido e expressivo, experimentando pela primeira vez pinceladas quebradas, usando a si mesmo como modelo e reutilizando telas para economizar dinheiro.

Fowle disse: “Esse período em que ele começou a produzir autorretratos foi fundamental no desenvolvimento de seu estilo maduro, quando ele começou a experimentar sua própria pincelada distinta. Van Gogh era um pensador muito independente e desenvolveu seu novo estilo radical tão rapidamente.”

Agora os conservadores começarão o processo de revelar o autorretrato, que está em condições incertas sob camadas de adesivo e papelão, preservando a pintura original. “É como entrar no desconhecido”, disse Stevenson. “O desafio será remover o adesivo das camadas de tinta a óleo, explorando a diferença de solubilidade da cola de origem animal e da tinta à base de óleo.”

Em um ano típico, o Museu Van Gogh em Amsterdã recebe até 300 consultas de pessoas que acreditam ter descoberto um Van Gogh perdido, mas muito poucos são considerados legítimos. Em 2013, a paisagem Sunset at Montmajour, pintada dois anos antes de sua morte em 1890 e esquecida em um sótão norueguês, foi exibida em Amsterdã, enquanto no ano passado um esboço a lápis de um trabalhador exausto, Worn Out, foi exibido depois de ficar sentado sem atribuição em coleção particular de uma família holandesa por mais de um século.

“A descoberta de um novo trabalho é extraordinária”, diz Stevenson. “Qualquer coisa que nos dê mais informações sobre o artista é um bônus enorme, e apenas mostra o benefício da análise tecnológica, que ainda podemos descobrir coisas novas.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES