Aviação americana bombardeia talibãs no Afeganistão

Os americanos bombardearam dois locais onde há combatentes do grupo –de acordo com um porta-voz das Forças Armadas dos EUA, os talibãs estavam atacando postos do governo do Afeganistão.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A aviação dos Estados Unidos bombardeou, na quarta-feira (4), um grupo do Talibã que atacava as forças de segurança do Afeganistão, a primeira operação desde a assinatura de um acordo entre os americanos e os insurgentes no sábado passado (29) em Doha.

Crédito: Noorullah Shirzada_AFP

"As forças dos Estados Unidos executaram um bombardeio em Nahr-e Saraj, em Helmand, contra os combatentes talibãs que atacavam as forças de segurança afegãs. Foi um bombardeio defensivo", anunciou no em uma rede social o coronel Sonny Leggett, porta-voz das Forças Armadas americanas no Afeganistão.

Os EUA estão "comprometidos com a paz", disse ele, mas ao mesmo tempo, tem "a responsabilidade de defender os sócios afegãos".

"Apenas no dia 3 de março, os talibãs executaram 43 ataques contra postos de controle das forças afegãs em Helmand", uma província do sul do país considerada um de seus principais redutos, escreveu Legget.

"Se os insurgentes afirmam lutar para libertar o Afeganistão das forças internacionais, o acordo de 29 de fevereiro define uma retirada baseada em várias condições que devem ser cumpridas", recordou.

O acordo assinado no sábado (29) em Doha por Washington e os talibãs afirma que o governo dos Estados Unidos se compromete com uma retirada completa do Afeganistão no prazo de 14 meses em troca, entre outras coisas, do início de um diálogo entre afegãos que inclua o governo, a oposição, a sociedade civil e os talibãs.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES