Avião da FAB leva alimentos para o Haiti

Avião decolou há pouco da Base Aérea de Brasília com bombeiros e militares

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou há pouco da Base Aérea de Brasília com bombeiros e militares que vão participar dos resgates a vítimas do terremoto em Porto Príncipe, capital do Haiti --cidade mais afetada pelo terremoto de 7 graus de magnitude desta terça-feira (12). O avião levou 51 bombeiros --30 do Rio de Janeiro e 21 do Distrito Federal --além de três médicos e três enfermeiros militares.

Também foram enviadas ao Haiti 17 toneladas de alimentos, água, remédios e equipamentos de resgate. Quatro cães farejadores seguiram na aeronave para ajudar na busca de corpos e sobreviventes da tragédia.

Não há um número oficial de vítimas, mas autoridades haitianas temem que elas possam chegar aos milhares. Entre as mortes confirmadas por outros governos, há 15 brasileiros --14 militares e a médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns.

O avião, que deixou o Rio na manhã de hoje, seguiu de Brasília para Boa Vista, onde faz uma última escala antes de aterrissar em Porto Príncipe.

A decolagem estava prevista para esta quarta-feira, mas foi adiada para permitir que o mesmo avião levasse as 17 toneladas de água e alimentos de primeira necessidade embarcadas no Rio de Janeiro, assim como parte das equipes que vão ajudar nos resgates.

A viagem rumo ao Haiti demora 13 horas e o avião deve chegar apenas na sexta-feira ao país do Caribe.

A FAB deve enviar também nesta quinta-feira o seu Hospital de Campanha (HCAMP) para auxiliar no atendimento aos feridos. O HCAMP é um hospital móvel, utilizado para curto período de internação e destinado a atender feridos em combate. Ele é composto de barracas climatizadas e que podem ser montadas em diversas configurações, dependendo da necessidade.

No Haiti, a unidade estará em sua configuração completa, com módulos adicionais para internações de curto período, além dos que servem ao atendimento ambulatorial. O HCAMP atenderá assim urgências e emergências, incluindo cirurgias e atendimento a pacientes graves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES