Banda colombiana é sequestrada e executada após show no México

Grupo tinha integrantes mexicanos e colombianos.

Avalie a matéria:
Banda colombiana é sequestrada e executada após show no México | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do Estado mexicano de Nuevo León confirmou que ao menos quatro dos 12 corpos encontrados na cidade de Mina pertencem a integrantes da banda folclórica colombiana Kombo Kolombia, que foram sequestrados e executados por guerrilheiros após se apresentarem no México na última sexta-feira.

Apesar de ser um grupo folclórico de música colombiana, o Kombo Kolombia também tinha mexicanos entre seus membros. Acredita-se que, da comitivia com 18 pessoas ligadas a banda (entre músicos e assistentes), ao menos 17 tenham sido assassinados.

Os corpos já identificados são os de José Antonio Villarreal, corista do conjunto, Heiner Iván Cuéllar Pérez, tecladista, José Baudelio Santos López, saxofonista, e Víctor Ángel Santamaría Cruz, do grupo de apoio. Os mortos foram reconhecidos por familiares graças a características físicas e tatuagens.

A polícia mexicana divulgou que o grupo, que se apresentou na última sexta-feira no bar La Carreta, na cidade de Hidalgo, foi abordado por homens fortemente armados no estacionamento do local. No dia seguinte, familiares comunicaram o desaparecimento de todos os envolvidos com a banda.

No sábado, um homem identificado como trompetista do conjunto foi localizado com vida e ajudou nas investigações. Ele contou que, após quatro horas de sequestro, foram torturados e interrogados.

Em um momento de descuido dos sequestradores, o trompetista conseguiu fugir pela vegetação, mas afirmou que os outros 17 companheiros foram executados a sangue frio e alguns dos corpos foram jogados em um poço.

Existe a hipótese de que os contratantes do show tenham cooperado com os sequestradores. Segundo um funcionário, o dono do estabelecimento onde o grupo se apresentou teria ligação com grupos guerrilheiros financiados pelo tráfico de drogas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES