Berlusconi pode deixar o governo após debate no Parlamento

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, vai decidir nesta terça-feira se continua à frente do governo ou apresenta sua renúncia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, vai decidir nesta terça-feira se continua à frente do governo ou apresenta sua renúncia. Ele tomará a decisão após saber com quantos deputados pode contar no debate do novo projeto de lei com as contas do Estado. A discussão começa às 15h30 (12h30 de Brasília).

A imprensa italiana publicou nesta terça que Berlusconi "quer ver com seus próprios olhos quem são os traidores". A afirmação foi feita na segunda-feira à noite após uma reunião com os membros de seu partido.

No início de outubro, o governo não conseguiu aprovar o texto. Isso obrigou Berlusconi a comparecer à Câmara Baixa para submeter sua administração a uma moção de confiança, que foi aprovada por pouco.

A votação de agora será um teste importante para Berlusconi. A imprensa italiana afirmou que cerca de 20 deputados da base aliada viraram as costas ao premiê. Apesar disso, o que se fala é que não haverá problema para a aprovação do projeto. A oposição está pensando em abster-se de uma ação de responsabilidade nacional, como pediu o chefe do Estado, Giorgio Napolitano, já que a não aprovação das contas significaria a paralisia total do país.

Após 3h de reunião na segunda-feira à noite, o único a falar foi o ministro da Defesa, Ignazio La Russa. Ele garantiu que a votação desta terça comprovará que o Executivo ainda tem maioria.

Em um discurso durante um ato político, Berlusconi afirmou que ele e seu governo não estão "presos à cadeira" e disse que espera obter a confiança majoritária do Parlamento para continuar em frente e fazer as reformas econômicas como exige a União Europeia (UE).

Sobre a decisão de Berlusconi também pesa o comportamento da Bolsa de Valores de Milão, que nesta terça será observada com atenção. Na segunda-feira, após os rumores da renúncia, as operações passaram para o positivo e subiram. Ao desmentir que deixaria o governo, Berlusconi inverteu o processo e o prêmio de risco do país voltou a subir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES