Biden acredita que as relações com o Brasil possam ser restabelecidas

Vice-presidente dos EUA busca reaproximação com governo brasileiro após denúncias de que os americanos espionavam Brasil

Avalie a matéria:
Vice-presidente dos EUA, Joe Biden | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em visita a Brasília nesta terça-feira, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ter confiança em um restabelecimento pleno das relações bilaterais com o Brasil. Ele está na capital federal para tentar uma reaproximação com a presidente Dilma Rousseff, depois das denúncias de que o governo americano espionava cidadãos, empresas e autoridades brasileiras.

"Estou confiante de que as relações com o Brasil possam ser completamente restabelecidas", declarou Biden, ao entrar no Palácio do Planalto, onde é recebido por Dilma. Cabe ao vice-presidente tentar reaproximar Washington de Brasília após o mal-estar diplomático.

Em agosto do ano passado, o ex-agente da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos, Edward Snowden revelou que a Agência de Segurança Nacional (NSA) espionava comunicações no Brasil. Washington argumentou que a estratégia de inteligência era necessária diante da Guerra ao Terror.

Em janeiro deste ano, Barack Obama fez um anúncio sobre as alterações nos serviços de espionagem americanos e se comprometeu a não espionar nações amigas, reiterando que elas podem confiar no trabalho de vigilância norte-americano. O presidente chegou a dizer que, caso queira saber o que os aliados pensam sobre determinado assunto, ?pegará o telefone e ligará para eles?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES