Bilionário pode ser preso após perder dinheiro com investimentos desastrosos; veja

A decisão final do juíz sobre a prisão deve ser feita na nesta sexta-feira (29)

Sean Quinn, já foi o homem mais rico da Irlanda | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O investidor Sean Quinn, que já foi considerado o homem mais rico da Irlanda, foi condenado nesta terça-feira (26) por desacato e poderá ir para a cadeia.

Quinn declarou falência após investimentos desastrosos que apostavam no setor financeiro do país. Caso seja preso, o investidor será o primeiro "figurão" a ir para a cadeia desde que a Irlanda passou a enfrentar uma séria crise financeira.

A decisão final do juíz sobre a prisão deve ser feita na nesta sexta-feira (29).

Pedido de falência negado

A Justiça da Irlanda do Norte rejeitou no início do ano o pedido de falência apresentado pelo empresário irlandês. O pedido foi feito no final do ano passado, após acumular dívidas de ? 2 bilhões (cerca de R$ 5,18 bi) com o Anglo Irish Bank, que pediu às autoridades da província sua anulação.

Ao declarar sua falência na jurisdição norte-irlandesa, o empresário poderia ser beneficiado pela legislação britânica sobre esse assunto e voltar a fazer negócios e se livrar de sua dívida em apenas um ano, frente aos 12 estabelecidos pela legislação da República da Irlanda.

O Anglo, agora rebatizado como Irish Bank Resolution Corporation (IBRB), questionou a validade de sua declaração, já que afirmava que a residência e os negócios do empresário estavam localizados na República da Irlanda.

Império entra em decadência

O império de Quinn entrou em declínio nos dois últimos anos quando foram revelados os enormes riscos que o empresário tomou apostando nos mercados com as ações dessa entidade financeira.

Quinn e o banco representam com perfeição os excessos cometidos na Irlanda durante os anos da chamada economia do "Tigre Celta", agora decadente após a explosão de sua bolha imobiliária em 2008.

No auge de sua carreira, o Grupo Quinn, cuja joia da coroa era a seguradora de mesmo nome, chegou a ter valor de ? 4,7 bilhões e criou, segundo o próprio magnata, mais de 5 mil empregos desde 1973.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES