Bispos não são obrigados a denunciar abuso infantil, diz Vaticano

A decisão de reportar o crime à polícia cabe às vítimas e famílias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Igreja Católica divulgou um documento recentemente indicando que bispos recém-nomeados não são obrigados a denunciar casos de abuso sexual infantil por parte de clérigos. De acordo com a cartilha, que rege como membros da instituição devem lidar com acusações do tipo, sugere que a decisão de reportar o crime à polícia cabe às vítimas e suas famílias. A orientação, no entanto, vai de encontro à promessa do Papa Francisco de uma política de tolerância zero contra agressões a crianças.

As diretrizes ainda apontam que o bispo deve estar a par da legislação local, mas enfatiza que sua obrigação é apenas encaminhar as denúncias às autoridades da Igreja.

“De acordo com a leis civis de cada território onde a denúncia (à polícia) é obrigatória, não é necessariamente dever do bispo reportar as suspeitas no momento em que ficam sabendo de crimes ou atos pecaminosos”, atesta o documento.

Apesar de a cartilha reconhecer que a Igreja Católica foi “particularmente afetada” por crimes sexuais cometidos contra crianças, o documento minimiza sua parcela de culpa e afirma que a maior parte dos casos são cometidos por parentes, amigos ou vizinhos.

As diretrizes são parte de um amplo treinamento de bispos e foram escritas pelo polêmico monsenhor e psicoterapeuta Tony Anatrella, ora consultor do Conselho Pontifício para a Família.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES