Blogueiro pró-Rússia morre em explosão em São Petersburgo

Tatarsky era conhecido por seu blog especializado nas Forças Armadas russas e por defender a invasão da Ucrânia pelo seu país.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a agência de notícias russa RIA, o blogueiro pró-Rússia Vladlen Tatarsky morreu em uma explosão ocorrida neste domingo (2) em um café em São Petersburgo. Tatarsky era conhecido por seu blog especializado nas Forças Armadas russas e por defender a invasão da Ucrânia pelo seu país. Ele tinha mais de 560.000 seguidores em seu canal no Telegram.

Testemunhas relataram que a explosão foi causada por uma bomba entregue a Tatarsky por uma suposta agente de espionagem durante uma homenagem. A agente teria entregue a Tatarsky uma estatueta, que continha o artefato explosivo. Além do blogueiro morto, outras 16 pessoas ficaram feridas.

Blogueiro pró-Rússia morre em explosão em São Petersburgo (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O café onde ocorreu a explosão pertencia a Yevgeny Prigozhin, um dos fundadores e atual líder do grupo Wagner, um grupo militar privado que luta na Ucrânia ao lado das tropas russas. Prigozhin era um dos convidados esperados na homenagem ao blogueiro, mas não compareceu à cerimônia.

Tatarsky estava entre as centenas de participantes de uma cerimônia no Kremlin em setembro do ano passado com o presidente russo, Vladimir Putin, para proclamar a anexação pela Rússia de quatro regiões parcialmente ocupadas da Ucrânia. Ele também era conhecido por aparecer em vídeos ao lado de tanques russos.

Caso a morte de Tatarsky seja confirmada como um assassinato, será o segundo do tipo entre apoiadores da invasão da Rússia dentro de solo russo desde o início da guerra. O primeiro foi o de Darya Dugina, filha do ultranacionalista apontado como o "guru" de Putin. Ela foi morta em agosto em uma explosão no carro de seu pai, que Darya conduzia.

O Serviço Federal de Segurança da Rússia acusou os serviços secretos da Ucrânia pela morte de Dugina, mas a Ucrânia nega envolvimento. O governo ucraniano ainda não se posicionou sobre a explosão em São Petersburgo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES