Bomba atinge prédios do governo e mata sete pessoas na Noruega; veja fotos!

A explosão quebrou várias janelas do prédio de 17 andares em que o premiê, Jens Stoltenberg, despacha

A explosão estilhaçou a maioria das janelas do prédio de 17 andares | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A explosão provocada por uma bomba que atingiu prédios do governo da Noruega, em Oslo, nesta sexta-feira (22), matou ao menos sete pessoas e deixou duas feridas gravemente, segundo a polícia. Balanço anterior falava em dois mortos.

A explosão quebrou várias janelas do prédio de 17 andares em que o premiê, Jens Stoltenberg, despacha, e danificou prédios em praticamente um quarteirão inteiro, incluindo o local onde funciona a redação do jornal "Verdens Gang" (VG).

A polícia, em comunicado, confirmou que se tratava de uma bomba e disse que foi informada sobre o incidente às 15h26 locais (10h26 no horário de Brasília). A bomba teria explodido cerca de cinco minutos antes.

O explosivo poderia estar dentro de um carro, mas a polícia afirmou ainda não ter certeza disso.

Há mortos e feridos, segundo o comunicado da polícia. Uma fonte do governo disse à BBC que ainda há pessoas presas dentro dos prédios atingidos.

A polícia pediu aos moradores que deixem as áreas próximas, e a imprensa local fala na possibilidade de haver mais bombas que poderiam explodir na região.

O secretário de Estado Kristian Amundsen disse que se trata da pior situação de emergência já enfrentada pelo país.

Outra explosão teria ocorrido no prédio do Parlamento, minutos depois, segundo a TV estatal e a Reuters. As informações sobre esta segunda explosão ainda são contraditórias.

O premiê Stoltenberg, em entrevista por telefone, disse que ele e membros do ministério escaparam ilesos do ataque. Ele afirmou que se trata de uma situação muito grave, mas disse que é cedo para dizer se se trata de um atentado terrorista.

O prédio que abriga o Ministério do Petróleo estava em chamas.

Destroços tomaram as ruas, e fumaça se erguia da região.

Soldados cercavam a região, e os acessos ao centro da cidade foram bloqueados.

Os funcionários que trabalhavam no local foram retirados.

O correspondente da Reuters disse que ao menos oito pessoas ficaram feridas.

Havia pessoas ensanguentadas na rua e muito movimento de ambulâncias.

"Há vidro por todos os lados. É o caos total. As janelas de todos os edifícios nas imediações foram pelos ares", dissea jornalista da NRK Ingunn Andersen, que inicialmente pensou que se tratasse de um terremoto.

O Hospital Universitário de Oslo disse ter recebido sete feridos.

Suposto tiroteio

A imprensa local relata que um homem, vestido de policial, teria aberto fogo contra crianças em um acampamento de verão, na cidade de Uytoya.

Outros relatos dizem que o ataque teria ocorrido em um encontro do Partido Trabalhista. Mas ainda não havia confirmação oficial sobre o caso.

Autoria

Até agora, ninguém assumiu a autoria do ataque.

Membro da Otan, a Noruega já sofreu ameaças vagas da rede terrorista da al-Qaeda por conta de sua participação na guerra do Afeganistão. Mas a violência política não é comum no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES