Bomba explode perto da escola onde estão alojados 19 brasileiros em Gaza

O grupo espera uma ação do Governo do Brasil para a retirada do local.

Brasileiros em escola | Frame/Shaed Albanna
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Área localizada na proximidade de uma escola  na cidade de Gaza foi alvo de um bombardeio, nesta sexta-feria. Na escola, 19 brasileiros estavam alojados. A situação se agravou após Israel dar um ultimato de evacuação para a região norte da Faixa de Gaza, tornando o local perigoso. O grupo espera uma ação do Governo do Brasil para a retirada do local.

A jovem brasileira Shahed Albanna, de 18 anos, presente na área, enviou um áudio à nossa equipe, no qual é possível ouvir o som de explosões próximas à escola. Além disso, Shahed compartilhou um vídeo, mostrando pessoas se abrigando em um único cômodo da escola como medida de proteção.

Segundo informações da embaixada brasileira em Ramala, na Cisjordânia, houve demora na chegada de um ônibus para evacuação devido aos bombardeios na via principal da cidade de Gaza. Como resultado, os brasileiros permaneceram na escola durante a noite e viajarão para Khan Younis apenas pela manhã.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil informou que a embaixada brasileira em Tel Aviv formalmente solicitou ao Governo de Israel que evite bombardeios na escola. Além dos brasileiros em Gaza, há outro grupo desejando deixar a região, especificamente em Khan Younis, que faz fronteira com o Egito, incluindo o palestino-brasileiro Hasen Rabee.

Israel notificou às Nações Unidas a ordem de evacuação da região norte da Faixa de Gaza, onde reside uma população de 1,1 milhão de pessoas, com um prazo de 24 horas para a evacuação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou para a revisão dessa ordem, pois considera o prazo insuficiente para a retirada de todos, temendo uma escalada na crise humanitária.

Martin Griffiths, Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Humanitários e Coordenador de Ajuda de Emergência, expressou preocupação com a dificuldade de evacuação de uma população densamente povoada em tão pouco tempo, alertando sobre as consequências humanitárias dessa ordem.

Na quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma conversa com o presidente de Israel, Issac Herzog, apelando pela abertura de um corredor humanitário que permitisse às pessoas deixarem a Faixa de Gaza. A situação requer ações rápidas e coordenadas para garantir a segurança e o bem-estar dos envolvidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES