Ucrânia: Brasileira é presa em protesto feminino na Eurocopa

Sara Winter, de 19 anos, é a 1ª integrante do grupo Femen nascida no Brasil.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sara Winter, a primeira brasileira integrante do grupo feminista Femen ? que ficou conhecido internacionalmente pelos protestos feitos por mulheres de topless ? foi presa neste domingo pela polícia ucraniana durante uma manifestação em Kiev, uma das cidades-sede da Eurocopa 2012.

Segundo o Fantástico, da Rede Globo, ela e outra integrante do Femen foram detidas e levadas pelos policiais quando protestavam do lado de fora do estádio Olímpico de Kiev, onde Inglaterra e Itália jogavam pelas quartas de final da competição.

As duas estavam com os seios à mostra e traziam frases de protesto pintadas no corpo, como "Raped by Euro 2012" (Estuprada pelo euro ? ou a Euro ? 2012) e cartazes que pediam "Sexo Livre" (Free Fuck). Além disso reclamavam do turismo sexual e exploração das mulheres com gritos e palavras de ordem.

A manifestação atraiu dezenas de fotógrafos e integrantes de equipes de TV. Eles registraram a ação dos policiais, que agarraram as ativistas e as carregaram até um ônibus da polícia. Sara chegou a usar as pernas para tentar ficar presa a uma grade, mas um funcionário da organização da Euro 2012 conseguiu soltá-la.

Aos 19 anos, a brasileira estuda cinema em São Paulo e usa um sobrenome fictício ? ela não revela o verdadeiro para proteger sua família. Ela chegou na Ucrânia na noite do último sábado e planejava se juntar às demais ativistas do Femen durante a Eurocopa para aproveitar a visibilidade da competição, como revelou em entrevista ao site de VEJA.

De acordo com o Fantástico, Sara e a outra integrante do Femen detida, uma ucraniana, passariam a madrugada de domingo para segunda na cadeia. A manifestação na Ucrânia foi a primeira organizada pelo Femen da qual a brasileira participou. Até então, ela mantinha contato com uma das líderes do grupo, Inna Shevchenko, apenas pelo Facebook.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES