Brasileira que estava na invasão do Capitólio é presa nos Estados Unidos

Leticia Vilhena Ferreira, de 32 anos, é acusada de ter agido conscientemente para entrar em um edifício restrito sem autorização.

Brasileira que estava na invasão do Capitólio é presa nos Estados Unidos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma brasileira foi presa na última quarta-feira (16) em Illinois, nos Estados Unidos, após ter sido apontada pelo FBI como uma das envolvidas na invasão ao Capitólio em janeiro de 2021. O ato foi realizado por apoiadores do ex-presidente Donald Trump que tentavam reverter o resultado da eleição vencida por Joe Biden

Leticia Vilhena Ferreira, de 32 anos, é acusada de ter agido conscientemente para entrar em um edifício restrito sem autorização e de ter se envolvido em conduta desordenada para impedir a condução de funções oficiais do governo.

O FBI teve acesso a conversas no celular de Letícia e afirmou que, um dia após a invasão, a brasileira enviou a seguinte mensagem: "Você acha que eles vão atrás de todas as pessoas que foram à área do Capitólio?".

Letícia Ferreira Vilhena foi presa nos EUA por ter participado de invasão ao Capitólio — Foto: Reprodução/FBI

A outra pessoa teria afirmado: "Não fique triste. Esteja preparada. Estamos todos ferrados. Sim, eles vão para todas essas pessoas". Leticia, por sua vez, teria respondido: "Fui tão irresponsável de andar lá". 

As autoridades americanas afirmaram que foram à casa da brasileira na cidade de Indian Head Park, no estado de Illinois, em abril de 2021. Ela teria dito que foi a Washington para ver um discurso do então presidente Donald Trump, ainda que não tenha podido votar na eleição de 2020.

Segundo o FBI, Leticia disse que não ouviu o discurso porque seguiu uma multidão que caminhava em direção ao Capitólio. Ela teria ficado no prédio por cerca de 20 minutos e foi flagrada por câmeras de segurança no prédio.

Letícia Ferreira Vilhena foi presa nos EUA por ter participado de invasão ao Capitólio — Foto: Reprodução/FBI

Um ano após a invasão do Capitólio, mais de 725 pessoas foram presas e indiciadas. O FBI, no entanto, acredita que ao menos 2 mil pessoas estiveram envolvidas, de acordo com a agência France Presse.

Cerca de 225 pessoas foram acusadas de atos violentos durante a invasão, incluindo agressões aos agentes do Capitólio. O FBI afirmou que, apesar de ter aparecido em vídeos, "Ferreira não parece ter participado de nenhuma agressão aos oficiais".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES