Brasileiro morre em travessia aos EUA e é enterrado no deserto

O brasileiro Diego Armando Guimarães, 24 anos morreu na última quarta-feira

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O brasileiro Diego Armando Guimarães, 24 anos, morreu na última quarta-feira no deserto do Texas após cruzar a fronteira mexicana em tentativa de entrar ilegalmente nos Estados Unidos, segundo o amigo que o acompanhava, o balconista Cláudio Afonso Pereira, 22 anos. Eles haviam embarcado para o México no mês passado. O balconista, que foi preso nos Estados Unidos após cruzar a fronteira, disse para a mãe que enterrou o amigo no deserto porque não queria deixar que os urubus o devorassem. A comerciante Laudicéia Oliveira, 45 anos, conversou com o filho na segunda-feira e disse que ele ainda está muito abalado com o que aconteceu.

"Ele está perturbado, está tendo até alucinações. Eles eram amigos de infância, o Diego morreu nos braços dele", disse. De acordo com Laudicéia, o filho irá acompanhar a polícia do estado americano do Texas, entre hoje e amanhã, até o deserto, onde enterrou o colega, para procurar o corpo de Diego. "Ele disse que não sabe direito onde o corpo está. Quando Diego morreu, ele lembrou que chorava e pedia para o coiote (guia) ajudar a socorrer o amigo, mas o homem não quis ajudá-lo", revelou.

Os amigos, que moravam em Ferruginha, distrito de Conselheiro Pena, no Vale do Rio Doce, a 458 km de Belo Horizonte, chegaram ao México no dia 26 de maio. Eles atravessaram a fronteira com os Estados Unidos e caminharam durante quatro dias pelo deserto do Texas. No dia 8 de junho, quarta-feira da semana passada, Diego, que estava acima do peso, começou a se sentir mal e teria morrido desidratado. Cláudio está preso na cidade de Huston.

Segundo Laudicéia, Cláudio e o amigo pagaram antecipadamente a um "agente" cerca de R$ 4 mil, cada um, para entrar clandestinamente no país. Caso eles conseguissem, deveriam desembolsar mais R$ 3 mil cada pelo serviço. "Meu filho pegou dinheiro emprestado para alguns colegas e parentes que estão lá (nos Estados Unidos)", contou.

A comerciante afirmou, ainda, que muitos familiares e pessoas da região tentam a sorte na travessia, que ela chamou de "passarela da morte". Segundo ela, alguns conseguiram e estão até regulares no país, mas "a maioria vai e morre no caminho". Laudicéia lembra que não conseguiu impedir o filho de embarcar. "Eu acho uma loucura, mas ele é maior de idade e faz o que quer. Alguns amigos o seduziram, disseram que dava certo e ele acabou indo", disse.

A mãe do balconista, conta que foi a primeira a dar a notícia à família de Diego, que mora na zona rural da cidade. "A mãe dele está desesperada, acha que vai ser muito difícil encontrar o corpo", considera. Laudicéia disse que foi procurada pelo Itamaraty na semana passada, mas que ainda não teve retorno. Segundo ela, só com a ajuda de um advogado ela vai poder trazer o filho de volta. "Se eu não procurar outros meios, ele vai ficar lá eternamente", lamentou.

O Ministério das Relações Exteriores apura o caso e informou que aguarda um posicionamento do governo americano sobre o paradeiro do corpo de Diego.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES