Brasileiros deixarão Faixa de Gaza até quarta-feira, garante Israel

Chanceler de Israel assegurou que os cidadãos brasileiros terão a oportunidade de deixar a região pela passagem de Rafah e entrar no Egito até a próxima quarta-feira, dia 8

Ministro Mauro Vieira | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores do Brasilanunciou, nesta sexta-feira, 3, em uma entrevista que o Chanceler de Israel, Eli Cohen, assegurou que os cidadãos brasileiros em Gaza terão a oportunidade de deixar a região pela passagem de Rafah e entrar no Egito até a próxima quarta-feira, dia 8. Vieira explicou que o acesso a essa passagem será coordenado pelas embaixadas do Brasil em Ramallah, na Palestina, e no Egito. 

Os brasileiros poderão então embarcar em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB)que já está disponível no país. Segundo o Ministro Vieira, Cohen garantiu que todos os brasileiros em Gaza terão a oportunidade de sair até a quarta-feira, e que, se possível, o processo pode ser antecipado em um ou dois dias, mas a data de quarta-feira está confirmada.

“Hoje eu tive uma conversa telefônica, foi a quarta que tive recentemente com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e ele me deu garantias que até quarta-feira todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela passagem de Rafah”, declarou.

Três grupos de estrangeiros haviam sido autorizados a deixar a Faixa de Gaza até esta sexta-feria, 3, cada um com cerca de 500 pessoas, no entanto, nenhum brasileiro estava incluído nessas listas. Após um acordo entre Israel, Egito e o Hamas, as autoridades de Gaza divulgaram uma nova lista na sexta-feira com nomes de civis estrangeiros autorizados a deixar o território. Entretanto, não foram incluídos brasileiros nessa lista.

A nova lista consiste em 571 nomes de pessoas com cidadania nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Indonésia, Alemanha e México. Este é o terceiro grupo de estrangeiros a receber autorização para deixar a região desde o início do conflito. Os brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza expressaram preocupação com os bombardeios e relataram dificuldades na comunicação com seus familiares. Além disso, a região enfrenta escassez de água, alimentos e medicamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES