Brasileiros são autorizados a deixar Gaza: veja trajeto da vinda ao Brasil

Após passagem pela fronteira com Egito, famílias terão longo caminho por terra e avião até base aérea em Brasília

Brasileiros são autorizados a deixar Gaza: veja passos da vinda ao Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a abertura da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, as famílias dos brasileiros que serão repatriados da Faixa de Gaza enfrentarão uma jornada extensa por terra e ar até chegarem a Brasília. O contingente é composto por 33 pessoas que estavam localizados no sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah. Notavelmente, uma pessoa que aguardava autorização e fazia parte do grupo não estava incluída na relação divulgada pelas autoridades.

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) comunicou que o grupo aguarda no posto fronteiriço de Rafah desde as 7h da manhã (horário local - 2h no horário de Brasília), esperando pelos "procedimentos necessários para ingresso no Egito e subsequente repatriação para o Brasil". Após a partida do grupo de Gaza nesta sexta-feira (10), a previsão é que eles cheguem ao Brasil somente no domingo (12). 

De acordo com informações da Embaixada do Brasil no Egito, assim que atravessarem a fronteira, será avaliada a necessidade de atendimento médico ainda em Rafah. Uma equipe do Ministério das Relações Exteriores está de prontidão para recebê-los. Além disso, o governo egípcio estabeleceu um hospital de campanha para prestar assistência aos estrangeiros. No Egito, o grupo será acolhido por uma equipe de diplomatas, liderada pelo embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto.

Brasileiros são autorizados a deixar Gaza: veja trajeto da vinda ao Brasil - Foto: Reprodução

DUAS POSSIBILIDADES DE TRAJETO

O grupo será transportado por ônibus até o Aeroporto de El Arish, localizado a 53 km de Rafah, onde embarcará no avião presidencial que já aguarda a chegada deles no Egito. A aeronave realizará escalas subsequentes no Cairo, Roma, Las Palmas e Recife, antes de atingir o destino final em Brasília. Ou deslocamento até a cidade do Cairo será realizado por meio de um ônibus, com uma estimativa de duração da viagem por terra entre cinco e seis horas.

Dependendo do horário de chegada, há a possibilidade de o grupo passar a noite em El Arish ou no Cairo e prosseguir a viagem no dia seguinte para o Brasil, mantendo as mesmas escalas, conforme indicado pelo embaixador.

O avião presidencial aguarda no Aeroporto do Cairo a chegada do grupo que será repatriado, com autorização para decolar até o Aeroporto de El Arish. Uma médica oficial da Aeronáutica estará presente para acompanhar as famílias durante o voo com destino ao Brasil.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES