Candidato pró-independência da China ganha eleição em Taiwan

Lai Ching-te conquistou 40,2% dos votos, de acordo com os mais recentes números divulgados pela Comissão Eleitoral Central.

Lai Ching-te venceu as eleições em Taiwan | Annabelle Chih/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lai Ching-te, candidato do Partido Democrático Progressista (DPP) no poder e atual vice-presidente, emergiu como vencedor nas eleições presidenciais de Taiwan, conquistando 40,2% dos votos, de acordo com os mais recentes números divulgados pela Comissão Eleitoral Central (CEC).

Considerado pela China como uma ameaça devido às suas posições pró-independência, Lai conquistou uma vitória significativa sobre seus adversários. Com 96% das seções eleitorais apuradas, ele superou os candidatos da oposição do Kuomintang (KMT), Hou Yu-ih (33,4%), e do Taiwan People’s Party (PPT), Ko Wen-je (26,3%).

Ambos os oponentes reconheceram a vitória de Lai. Apesar de inicialmente terem considerado uma colaboração ao anunciarem uma chapa única em favor da retomada dos contatos com a China, decidiram não prosseguir com essa aliança no início de dezembro.

Esse resultado representa um triunfo sem precedentes na história democrática de Taiwan, marcando a primeira vez em que o mesmo partido liderará a ilha por três mandatos consecutivos. No entanto, o desfecho no Parlamento permanece incerto, com a tendência indicando que nenhum dos três principais partidos conseguirá conquistar a maioria por conta própria.

A eleição de Lai, de 64 anos, anteriormente descrito como um "defensor pragmático da independência" da ilha, pode intensificar as tensões nas já delicadas relações com a China, que considera Taiwan uma província rebelde. Ao longo da campanha, Lai comprometeu-se a dar continuidade às políticas do atual presidente, Tsai Ing-wen, visando manter a paz no Estreito de Formosa. Suas propostas incluem o fortalecimento da capacidade militar, a promoção da independência econômica, o aprofundamento dos laços com democracias globais e a construção de uma liderança fundamentada em princípios.

Com informações do Metrópoles via Deutsche Welle



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES