Centro-direita se alia à esquerda em Portugal e isola o partido de extrema direita

A centro-direita e a esquerda fizeram um acordo para ocupar a presidência do Parlamento em turnos de dois anos.

Centro-direita se alia à esquerda em Portugal e isola o partido de extrema direita | Centro-direita se alia à esquerda em Portugal e isola o partido de extrema direita
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os deputados de centro-direita e de esquerda do Parlamento de Portugal se uniram nesta quarta-feira (27) para eleger José Pedro Aguiar-Branco como presidente da Assembleia da República, deixando o partido de extrema direita, o Chega, de fora da disputa.

José Pedro Aguiar-Branco, representante da centro-direita, obteve 160 votos, enquanto o candidato do Chega, Rui Paulo Sousa, recebeu 50 votos dos parlamentares.

A centro-direita e o Partido Socialista, de esquerda, fizeram um acordo pelo qual a presidência do Parlamento será rotativa: ficará dois anos com Aguiar-Branco e, no fim desse prazo, ele vai renunciar para que um candidato dos socialistas seja eleito para o cargo. Aguiar-Branco foi eleito nesta quarta-feira na quarta votação entre os parlamentares.

Eleição geral

O Partido Social Democrata é um dos que formam a coalizão Aliança Democrática (AD), a vencedora das eleições gerais que aconteceram em 10 de março. O Partido Socialista ficou em segundo, com poucos votos atrás.

Em terceiro ficou o partido de extrema direita Chega, que quadruplicou sua representação parlamentar, refletindo uma inclinação política para o populismo de direita em toda a Europa. Somados, o PSD e os socialistas têm 156 assentos no Parlamento de 230 deputados, o suficiente para eleger um presidente da Casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES