Chile diz que motim em presídio é uma “enorme desgraça”

Detento mostra bandeira do Chile por uma das janelas da prisão de San Miguel

Detento mostra bandeira do Chile | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O motim e o posterior incêndio ocorrido na madrugada desta quarta-feira em uma penitenciária de Santiago, que já deixaram 83 presos mortos, é "uma enorme desgraça, provavelmente a maior da história" do sistema carcerário do país, declarou o governo chileno.

Em declarações feitas nos arredores da prisão de San Miguel, situada ao sul da região metropolitana, o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, confirmou que até o momento há 83 mortos e 14 feridos em estado grave. Segundo o ministro, a situação ainda é incerta, por isso que "é preciso esperar muitas horas para determinar com precisão" o número de feridos.

O acidente teve início com um motim às 5h30 no horário local (6h30 de Brasília) e, em seguida, alguns presos queimaram colchões dando origem a um incêndio, revelaram os agentes penitenciários. A prisão de San Miguel tem capacidade para 1,1 mil presos, mas atualmente abriga 1.961, o que "reflete a precariedade do sistema carcerário chileno", segundo o diretor do presídio, Luis Masferrer Farias.

"Atuamos com prontidão, mas temos mais de 1,9 mil presos", destacou Farias, quem acrescentou que desde que assumiu o cargo há alguns meses ele denuncia a aglomeração e as precárias condições das prisões chilenas. O ministro da Justiça, Felipe Bulnes, declarou que a principal preocupação das autoridades no momento são os feridos.

Equipes de psicólogos e assistentes sociais foram contratadas para prestar esclarecimento às famílias dos presos. "Queremos fornecer informação correta e fidedigna, considerando a gravidade dos fatos", destacou o ministro da Saúde referindo-se aos parentes dos presos que se amontoaram nos arredores do presídio.

As autoridades temem que o número de vítimas aumente devido à gravidade das queimaduras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES