China eleva para 44 o número de vítimas do vírus da gripe aviária

Um homem de 61 anos morreu em Pequim após ser infectado pelo novo vírus da gripe aviária — o H7N9, detectado no norte China .

Mais uma vítima da gripe aviária morre em Pequim, na China | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem de 61 anos morreu em Pequim após ser infectado pelo novo vírus da gripe aviária ? o H7N9, detectado no norte China ? e elevou o número de vítimas para 44 em todo o país.

A agência oficial de notícias "Xinhua" informou nesta terça-feira (13) que a vítima em questão foi diagnosticada com o vírus no dia 20 de julho, quando foi transferido da província de Hebei, no norte do país, ao Hospital de Chaoyang, na capital chinesa.

O paciente morreu na segunda-feira (12) ao apresentar uma falência múltipla dos órgãos. Na última sexta-feira, outro caso de gripe aviária foi diagnosticado na província de Cantão, no sul da China, o que elevou o número total de infectados para 134.

As autoridades chinesas detiveram o plano de emergência perante a propagação de novo vírus da gripe aviária em maio, após várias semanas sem registrar novos contágios. No entanto, a agência oficial "Xinhua" informou que a situação continuou sendo acompanhada e que as autoridades retomarão os alertas perante a possibilidade de novos surtos durante o outono e o inverno.

Identificada provável transmissão de gripe aviária entre humanos

A variante H7N9 foi detectada na China em fevereiro, sendo que a maioria dos casos ocorreu no leste do país. Na última semana, um estudo médico publicado pela revista "British Medical Journal" revelou que um dos casos provavelmente foi confirmado a partir da contaminação entre duas pessoas, uma tese que contraria a ideia de que o vírus não poderia ser transmitido entre humanos, mas somente a partir do contato com animais.

O caso citado se trata de uma mulher, de 32 anos e que contraiu o vírus após cuidar a seu pai, quem contraiu o H7N9 após visitar um mercado de aves, assinalou a publicação. Ao contrário de seu pai, a mulher não teve contato com aves, mas acabou ficando doente seis dias depois de tratá-lo, afirma o estudo, que também informou que ambos morreram no hospital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES