China proíbe importação de alimentos de Taiwan

A Administração Geral de Alfândegas da China impôs a proibição na segunda-feira, de acordo com o jornal local United Daily News, que disse que os produtos afetados incluem frutos do mar, chá e mel.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A China proibiu embarques de mais de 100 exportadores de alimentos taiwaneses em um aparente esforço para impor pressão econômica a uma indústria-chave antes da possível visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi. 

A Administração Geral de Alfândegas da China impôs a proibição na segunda-feira, de acordo com o jornal local United Daily News, que disse que os produtos afetados incluem frutos do mar, chá e mel. O problema eram informações desatualizadas nas documentações de importação, informou o Apple Daily, com sede em Taipei, acrescentando que a Administração de Alimentos e Medicamentos de Taiwan estava tentando entender mais sobre o problema.  

Alfândega da China (Foto: reprodução)

A proibição chinesa é a mais recente de uma série de medidas tomadas por Pequim que visam a indústria agrícola de Taiwan. Muitas das regiões produtoras de frutas do sul de Taiwan são tipicamente bastiões de apoio político ao Partido Democrático Progressista da presidente Tsai Ing-wen, que defende a independência formal de Taiwan. O Partido Comunista da China reivindica Taiwan como parte de seu território, apesar de nunca ter controlado a ilha.  

A China pegou Taiwan desprevenida quando derrubou uma proibição repentina das importações de abacaxi da ilha no ano passado. Pequim seguiu proibindo as importações de maçãs de cera e maçãs de açúcar em setembro. Enquanto a maioria das frutas produzidas em Taiwan é consumida internamente, a grande maioria das exportações vai para a China.  

A proibição mais recente ocorre quando Pelosi deve desembarcar em Taiwan na noite de terça-feira, de acordo com pessoas familiarizadas com seus planos. A visita suscitou duras advertências de autoridades chinesas que prometeram “graves consequências” caso Pelosi chegue a Taipei.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES