Ciclone atravessa Austrália com ventos de até 290km/h

Governo comparou seu potencial destrutivo ao do Katrina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ciclone Yasi, um dos mais potentes a ameaçar a Austrália em um século, avançava nesta quinta-feira (3) pelo nordeste do país, provocando graves danos materiais, mas sem deixar vítimas.

Yasi, com categoria 5, a máxima, atingiu o país por volta de meia-noite. Rajadas de vento de até 290 km/h arrancaram telhados, derrubaram árvores e destruíram postes de energia elétrica.

A costa do estado de Queensland ficou sem energia.

Até o momento não há relatos de mortos ou feridos, segundo a primeira-ministra de Queensland, Anna Bligh, que se disse "aliviada" após as previsões alarmistas dos últimos dias. Mas ela acrescentou que é preciso aguardar as informações das cidades mais afetadas, de difícil acesso, para elaborar um balanço definitivo.

Um plano de retirada de milhares de pessoas e o leve desvio para o sul da trajetória do ciclone, que não passou sobre Cairns, explicam a ausência de vítimas, segundo as autoridades.

O governo, no entanto, pediu aos moradores que permaneçam nos abrigos, já que os ventos ainda são fortes, assim como as tempestades ao logo da costa. "Há um risco de rápida elevação das águas e de inundações, a energia elétrica está cortada e algumas áreas do estado se encontram na trajetória do ciclone", afirmou a primeira-ministra australiana, Julia Gillard.

O Yasi perdeu força ao avançar e foi rebaixado à categoria 2 na escala Saffir-Simpson. Os serviços de meteorologia advertiram que o Yasi era a primeira tempestade tropical de categoria 5 a passar por esta região desde 1918.

Para alertar a população, o governo local chegou a comparar o potencial destrutivo da tempestade ao furacão Katrina, que destruiu a cidade americana de Nova Orleans em 2005.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES