Ciclone leva Austrália a retirar moradores de cidades costeiras

O ciclone Yasi deve provocar ventos de até 280 km por hora.

Imagem de satélite mostra o ciclone Yasi se aproximando da costa da Austrália | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Austrália retirou milhares de pessoas de sua costa nordeste nesta terça-feira diante da aproximação de um ciclone comparável ao furacão Katrina, que destruiu áreas dos Estados Unidos em 2005.

As autoridades esvaziaram cidades turísticas e comunidades rurais e disseram que o ciclone poderia ameaçar até mesmo regiões no interior que foram devastadas por inundações no mês passado.

Minas, ferrovias e portos de escoamento de carvão foram fechados no Estado de Queensland à medida que o ciclone Yasi se aproximava da costa. Cerca de um terço da safra de açúcar do país também está em situação de risco, segundo autoridades.

"Esta tempestade é enorme e uma ameaça à vida", disse a primeira-ministra de Queensland, Anna Bligh, alertando que o ciclone estava ganhando força e velocidade em sua trajetória no mar. A previsão é que ventos com força destruidora atinjam a região na quinta-feira de manhã.

O ciclone Yasi deve provocar ventos de até 280 km por hora quando atingir a costa nordeste do Estado de Queensland, que tem clima tropical, e equiparar-se à força do furacão Katrina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES