Cientistas afirmam que Ebola pode ser transmitida sexualmente

A liberiana, aparentemente, não teve nenhum contato com pessoas infectadas recentemente com o vírus

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ebola pode entrar na lista de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) nos próximos dias. Uma mulher na Libéria pode ter contraído o ebola após ter feito sexo sem camisinha com um homem detectado com o vírus.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (em inglês CDC), a descoberta não é conclusiva. Porém, a cronologia dos acontecimentos sugere que a mulher tem ebola devido ao sêmen de um sobrevivente da epidemia.

A liberiana, aparentemente, não teve nenhum contato com pessoas infectadas recentemente com o vírus. Ela foi diagnosticada com a doença na metade do mês de março, uma semana após ter relações sexuais com um homem que teve o vírus em setembro de 2014.

Relatórios publicados pelo CDC confirmam que pessoas já infectadas pela doença continuam abrigando o vírus durante algum tempo. O vírus não foi encontrado no sangue do homem infectado, porém a presença do ebola foi confirmada em uma amostra de seu sêmen.

No caso da liberiana, o vírus foi isolado do sêmen 82 dias após o início dos sintomas para a realização de uma bateria de exames. O RNA do vírus foi detectado no esperma 101 dias depois dos primeiros sinais da doença.

Além disso, pedaços do vírus do sêmen e da mulher parecem se encaixar quase perfeitamente, afirma o CDC.

Pesquisas dos anos 90 relatam que o ebola já foi encontrado em espermas e que poderia ser considerado uma DST. Contudo, o exemplo da liberiana pode ser o primeiro caso confirmado de transmissão sexual do vírus.

A Libéria foi um dos países que mais sofreu com a doença. Mais de 4.600 morreram de ebola desde que a epidemia começou na localidade em março de 2014.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES