Cientistas explicam condição do “homem árvore”, da Indonésia

O indonésio ficou conhecido mundialmente como o “homem árvore” por causa de suas mãos lembraram troncos.

Cientistas explicam condição do "homem árvore" | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No meio da selva de Java, Dede Koswara se lamenta a um canal de TV: "eu queria ser curado para poder pescar e ter dinheiro para sustentar meus filhos". O indonésio ficou conhecido mundialmente como o "homem árvore" por causa de suas mãos lembraram troncos.

Durante anos, o problema era um mistério. Foram médicos dos Estados Unidos que solucionaram o enigma. O problema de Koswara é causado por duas condições. A primeira é uma rara deficiência imunológica. A segunda é uma infecção pelo vírus do papiloma humano (o HPV, que causa certos tipos de câncer).

O HPV costuma causar algumas verrugas nos portadores. Contudo, o sistema imunológico do indonésio impede que ele combata o vírus - que ataca as células produtores de queratina. A produção descontrolada dessa proteína causa as verrugas gigantes em Koswara, que lembram os troncos de árvore.

Para melhorar a condição de Koswara, os médicos chegaram à conclusão que eram necessárias duas ações - tratar a infecção e retirar as verrugas por cirurgia. A operação foi realizada com sucesso em 2008.

"Dificilmente Dede será completamente curado da infecção pelo vírus da verruga. Nossos objetivos são um melhor controle da infecção, melhora da aparência e de sua habilidade de mover as mãos e, assim, melhorar sua qualidade de vida", diz Anthony Gaspari, chefe da dermatologia do Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), que tratou o indonésio.

A previsão de Gaspari se concretizou. Apesar de ter recuperado parcialmente os movimentos das mãos e poder fazer coisas que não fazia há anos - como pescar -, o indonésio sofreu com o retorno das verrugas. Para levar uma vida mais tranquila, Koswara precisa de operações constantes para retirar os "troncos" de suas mãos e controlar a condição que, segundo Gaspari, é uma dos casos de dermatologia mais extremos já vistos por ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES