Com Fancy e Cool Cola, Rússia reproduz marcas famosas de refrigerantes

Mais de 400 empresas deixaram o país por causa das sanções impostas pelo Ocidente, e os russos já buscam substitutos para algumas marcas

refrigerantes | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em razão da guerra com a Ucrânia, a Rússia ressuscitou não apenas o medo da Guerra Fria, mas também a utopia da autossuficiência soviética. Mais de 400 empresas deixaram o país por causa das sanções impostas pelo Ocidente, e os russos já buscam substitutos para algumas marcas. Com informações do jornal O Globo.

Uma delas é a Renault. A prefeitura de Moscou decidiu assumir a produção de carros na fábrica da montadora, trazendo de volta a marca Moskvich, uma das principais da União Soviética. Outro produto que ganhou substitutos foi o refrigerante. Opções russas para sabores de cola, limão e laranja já estão aparecendo nas prateleiras.

Refrigerantes russos (Foto: reprodução)

Os genéricos fazem claras referências às bebidas da Coca-Cola, que suspendeu as atividades na Rússia em março. Os originais ainda podem ser encontrados nos supermercados, mas os preços subiram cerca de 200%. 

Além disso, a Rússia está voltando para o futuro e revivendo uma lendária marca de automóveis da era soviética, a Moskvich, para salvar empregos em uma fábrica de automóveis em Moscou vendida pela montadora francesa Renault.

Moskvich (Foto: reprodução)

Após o colapso do estado comunista em 1991, a fábrica lutou por uma década antes de declarar falência em 2002 e depois entrar em liquidação. A Renault iniciou a produção na fábrica em 2005 e depois adquiriu a participação na AtvoVAZ, maior fabricante de automóveis da Rússia.

A fábrica da Renault em Moscou fabricava modelos como Duster, Kaptur e Nissan Terrano para o mercado russo e tinha capacidade para fabricar cerca de 180.000 carros por ano. Sobyanin disse que o governo da cidade planeja produzir carros clássicos e, posteriormente, veículos elétricos na fábrica, e está trabalhando com a fabricante de caminhões Kamaz e o Ministério da Indústria para localizar a produção de peças em meio às sanções.

“Em 2022, abriremos uma nova página na história de Moskvich”, disse Sobyanin. “O proprietário estrangeiro decidiu fechar a fábrica da Renault em Moscou. É isso mesmo, mas não podemos permitir que milhares de trabalhadores fiquem sem trabalho”, disse o prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, em seu blog nesta segunda-feira. “Decidi tomar a fábrica como propriedade da cidade e retomar a produção de carros de passeio sob a histórica marca Moskvich.” 

A Renault anunciou a venda da fábrica da Avtoframos juntamente com a venda de sua participação de 68% na montadora russa AvtoVAZ PJSC em resposta à invasão da Ucrânia pelo presidente Vladimir Putin.

Enfrentando sanções internacionais sem precedentes em resposta à guerra, Putin enfatizou um movimento em direção à autossuficiência no estilo soviético para manter a economia funcionando em meio às previsões de que o país enfrentará a mais profunda queda em quase três décadas este ano.

O anúncio de Sobyanin marca um retorno às origens da fábrica, já que a da Renault em Moscou começou inicialmente como uma joint venture com a prefeitura da antiga planta de Moskvich, em 1998. A AvtoVAZ produz o Lada, marca que também remonta à União Soviética e foi objeto de intermináveis piadas sobre confiabilidade e atrasos na entrega.

A fábrica de Moskvich produzia carros da Ford quando começou a operar na década de 1930, antes de mudar para sua própria marca depois de adquirir uma linha de fabricação de fábrica da Opel da Alemanha logo após a Segunda Guerra Mundial. Tornou-se uma das marcas de carros mais populares da União Soviética por décadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES