Confrontos deixam quase 200 mortos no Sudão

Rebeldes e policiais entraram em confronto na última quinta-feira (13) no Sudão

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quase 200 rebeldes e policiais morreram em dois confrontos na última quinta (13) e nesta sexta-feira (14) na região de Darfur, no Sudão, informou neste sábado (15) um porta-voz do Exército do país.

Em entrevista coletiva, um tenente-coronel do Exército anunciou que as forças militares conseguiram assumir o controle da principal base do grupo rebelde Movimento de Justiça e Igualdade (MJI).

O porta-voz disse que a base de Jabal Mun, localizada no norte de Darfur, foi tomada na operação, que deixou 108 rebeldes mortos.

- Liberamos Jabal Mun do controle do MJI, matamos 108 rebeldes, fizemos 61 prisioneiros e nos apoderamos de 16 carros e três grandes caminhões.

Em outro incidente, informado pelo porta-voz da polícia sudanesa, Mohammed Abdel Meyid al-Tayyip, 63 insurgentes e 27 policiais sudaneses morreram em um ataque do MJI a um comboio militar na estrada que une as cidades de Aldain e Niala, em Darfur.

O oficial explicou que as forças de segurança escoltavam um comboio de dez caminhões durante a noite da última quinta-feira quando foram atacados por um "grande número de rebeldes". De acordo com o porta-voz, entre os insurgentes mortos estão três importantes chefes do grupo.

No início de maio, o MJI anunciou a retirada da mesa de negociações com o governo do Sudão devido a supostos combates iniciados no reduto rebelde.

Em fevereiro, o MJI e o governo assinaram um acordo que incluía um cessar-fogo, mas que após vários enfrentamentos passou a ser ignorado. Há três dias, a missão conjunta da ONU e da União Africana em Darfur (Unamid) advertiu que a tensão na região aumentou depois que o governo sudanês e os rebeldes concentraram forças na região.

A guerra de Darfur, que eclodiu em 2003, já deixou 300 mil mortos e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandonar suas comunidades de origem, segundo dados da ONU.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES