Confrontos na Embaixada de Israel no Egito deixam 837 feridos

Além dos feridos, agências internacionais de notícias informam que ao menos duas pessoas morreram

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de feridos nos choques na noite desta sexta-feira (9), entre manifestantes e forças de segurança nos arredores da Embaixada de Israel no Cairo, no Egito, foi a 837, informou neste sábado (10) a agência de notícias estatal egípcia "Mena", que cita uma fonte do Ministério da Saúde.

Além dos feridos, agências internacionais de notícias informam que ao menos duas pessoas morreram. O embaixador de Israel deixou o Egito em um avião militar israelense com a família e funcionários da missão diplomática, depois que manifestantes invadiram o edifício, no Cairo. A aeronave que o transferiu aterrissou nas primeiras horas deste sábado em Israel.

A polícia disparou tiros para o ar e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. Os manifestantes atiraram pneus incendiados na rua e pelo menos dois veículos foram queimados perto da embaixada, localizada no piso superior de um bloco residencial com vista para o Nilo.

Segundo a agência de notícias estatal, o primeiro-ministro do país, Essam Sharaf, convocou um gabinete de emergência para discutir a situação.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, qualificou de "incidente sério" o assalto à Embaixada de seu país no Egito. "O ataque em massa à Embaixada de Israel no Egito é um incidente sério, mas poderia ter sido pior se os agitadores tivessem conseguido atravessar a última porta e ferir nossa gente", disse Netanyahu, segundo informa o meio eletrônico "Ynet". "Fico feliz que tenhamos conseguido impedir um desastre", acrescentou.

Os Estados Unidos, que despejaram bilhões de dólares em ajuda militar para o Egito desde que o país estabeleceu a paz com Israel em 1979, pediu ao Egito para proteger a embaixada depois que os manifestantes atiraram documentos e a bandeira israelense pelas janelas.

Desde a queda do ex-ditador egípcio Hosni Mubarak, que trabalhou de perto com os israelenses em seus 29 anos no poder, em fevereiro, os laços têm entre os dois países têm piorado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES