Conheça Asherah, divindidade considerada por estudiosos como esposa de Deus

A pesquisadora britânica responsável pelo estudo afirma que existem provas de que a deusa Asherah pode ser a esposa de Deus.

Antiga estatueta especulada como sendo dedicada ao culto de Asherah | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com o livro do profeta Jeremias, nos capítulos sobre o Antigo Testamento da Bíblia, que de acordo com as crenças, o mesmo foi possivelmente escrito no século 7 a.C., existem algumas menções a uma “rainha dos céus”. Baseado em algumas teorias e pesquisas, especialistas contemporâneos na área acreditam que o termo se refere à uma divindade antiga que foi censurada com o advento atual do monoteísmo patriarcal: a chamada Asherah, esposa de Javé.

Javé, de acordo com a religião judaico-cristão, é a figura divina conhecida como “Deus”, ou seja, aquele é considerado a divindade única do monoteísmo. Em outras palavras, Asherah seria a mulher de Deus. A defensora desta tese, considerada um tanto quando polêmica, é a teóloga britânica Francesca Stavrakopoulou, também professora na Universidade de Exeter.

A teóloga e pesquisadora foi responsável por produzir um documentário focado no tema, o qual foi exibido pela emissora americana BBC. Durante o programa ela cita que se Asherah for a mulher de Deus, isso seriamente compromete as bases do monoteísmo”. No vídeo, ela conta o processo de sua investigação sobre o tema, onde ouve especialistas e mostra que a presença da deusa conta em escrituras e esculturas do mundo antigo. Stavrakopoulou apontou que, na Bíblia hebraica, o nome Asherah consta nas escrituras sagradas mais de 40 vezes, porém, na maior parte das versões traduzidas do orginal, o termo foi suprimido e substituído por outra palavra.

Stavrakopoulou identificou que a substituição de palavras que originalmente são atribuídas à figuras femininas de Deus, por termos que se referem a elementos da natureza, como, em sua maioria, “árvore”, “árvore da vida” e “bosque”, são consideradas um padrão no Antigo Testamento. "A arqueologia hoje mostra que Asherá não foi sempre um objeto”, afirma a pesquisadora, no documentário. “Ela foi uma poderosa divindade, a mulher do Deus chefe El”.

A teóloga defende em sua fala que o conhecimento que temos de Asherah hoje em dia é maior a partir da cidade-estado de Ugarit, onde hoje se localiza a Síria. “Antigas inscrições hebraicas do século 8 a.C. a associam a Javé, a divindade patrona do antigo Israel e Judá. Essas inscrições sugerem que ela era uma deusa protetora, concedendo bênçãos divinas aos adoradores, e que ela desempenhou um papel crucial na mediação entre os humanos e o deus-supremo Javé”, explica.

Stavrakopoulou ainda lembra que apesar da Bíblia Sagrada “frequentemente se referir a Asherah”, isso ocorre “quase sempre em termos negativos”. “Ela é lançada como uma divindade ‘estrangeira’, adorada tanto por cananeus quanto por israelitas idólatras e judaítas, vilipendiados por criar imagens ou objetos sagrados que manifestam sua presença, essas imagens e objetos também recebem o nome de ‘asherah’”, conclui.

De acordo com depoimento à BBC News Brasil, o teólogo americano McClellan explica que essa construção de que a divindade de Asherah possa ser a esposa de Deus se configurou por achados arqueológicos, que vão além de imagens, estátuas e escrituras. Ele afirma ainda que existem antigas inscrições hebraicas, descobertas em escavações, que possuem textos onde existem frases citando Javé “e a sua Asherah”.

“Uma dessas inscrições foi escrita diretamente sobre um desenho de divindades masculinas e femininas com braços entrelaçados”, relata ele. O teólogo afirma que “é provável que Asherah também fizesse parte do primeiro panteão israelita”.

Segundo Stavrakopoulou, todas as “tentativas de distorcer e difamar” que ocorrem atualmente e ocorreram muito antes, provavelmente devem ter começado na segunda metade do primeiro milênio a.C, após o templo de Jerusalém ter sido destruído pelos babilônios no ano de 587 a.C. Ainda de acordo com a explicação da professora, seguindo esse segmento, Javé acabou por “assumir os papéis de outras divindades”. Entendendo que assim a religião se “masculinizaria”, com a ideia de que “havia apenas um deus, e ele era homem”. Partindo disso, Stavrakopoulou explica que Asherah passou a ser tratada como “uma divindade falsa ou ilegítima” e sua adoração passou a ser tachada como algo “primitivo”.

Reconstruir a presença da deusa Asherah na vida de mulheres e homens no antigo Israel é um esforço de, a partir de uma perspectiva feminista e de gênero, trazer elementos que nos ajudem numa maior aproximação do que foram os espaços religiosos e vitais deste povo”, escreve a teóloga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES