Conselho de Segurança da ONU elege novos membros provisórios

Países foram eleitos para vagas rotativas pelo período de dois anos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Argentina, Ruanda, Austrália, Luxemburgo e Coreia do Sul foram eleitas nesta quinta-feira (18) para vagas provisórias no Conselho de Segurança da ONU, no período de 2013 e 2014.

Ruanda e Argentina não tiveram adversários para suas candidaturas nos setores África e América Latina e Caribe, mas precisaram ter mais de dois terços dos votos dos 193 membros da Assembleia Geral.

Ruanda teve 148 votos, e a Argentina, 182.

A Austrália venceu Finlândia e Luxemburgo no primeiro de dois assentos para o grupo "Europa Ocidental e Outros", com 140 votos. Em outra rodada de votação, Luxemburgo se garantiu.

Na última cadeira, para Ásia e Pacífico, a Coreia do Sul superou Camboja e Butão.

O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países, sendo cinco membros permanentes (EUA, Rússia, Reino Unido, China e França) e 10 rotativos.

Os cinco membros permanentes têm direito a veto, em uma configuração que representa o equilíbrio de forças que surgiu após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Portugal, no momento o único país de língua portuguesa no órgão, participa do Conselho até o dia 31 de dezembro. Os novos membros assumem em 1º de janeiro de 2013.

Os outros cinco membros não permanentes são Azerbaijão, Guatemala, Marrocos, Paquistão e Togo. Seus mandatos terminarão em 2013.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES