Coreia do Sul confirma execução de ministro após cochilo em reunião

Yong-jin foi executado porque teria cochilado em reunião com líder.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo da Coreia do Sul confirmou nesta terça-feira (30) que Pyongyang executou um funcionário veterano do Ministério da Educação, além de ter forçado dois outros funcionários a se dirigirem a áreas rurais. Segundo a imprensa sul-coreana, Ri Yong-jin foi executado porque teria cochilado durante uma reunião com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Mais cedo, um jornal afirmou que ele e outro funcionário do alto escalão do governo foram executados em público no início de agosto.

De acordo com o jornal “JoongAng Ilbo”, uma fonte próxima ao regime norte-coreano afirma que ambos os funcionários foram executados com armas antiaéreas em um centro militar em Pyongyang, capital do país. Hwang Min, ministro da Agricultura em 2012 e vice-ministro do mesmo departamento em 2014, teria propostas de políticas que foram vistas como um desafio a Kim Jong-un. A execução do funcionário da Educação Ri Yong-jin seria por desrespeito ao líder e corrupção.

O governo de Kim tem sido marcado por denúncias de expurgos de autoridades altamente graduadas. Entre elas, o ex-ministro da Defesa Hyun Yong Chol, que teria sido executado no ano passado por traição, de acordo com a agência de espionagem de Seul. O vice-premier da Coreia do Norte, Choe Yong Gon, também teria sido fuzilado após mostrar descontentamento com as políticas do governante. Em julho desse ano, porém, o reaparecimento de um comandante tido como morto colocou a inteligência sul-coreana em xeque.

A reportagem sobre as supostas novas execuções vem à tona pouco depois de Seul comunicar que o vice-embaixador norte-coreano em Londres, Thae Yong Ho, fugiu para a Coreia do Sul com sua família. Para o jornal “JoongAng Ilbo”, as mortes teriam o objetivo de causar medo e prevenir novas deserções de membros da elite do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES