Corte de Crimes Internacionais aceita abrir processo contra os EUA

Essa é a primeira vez que um promotor da corte é autorizado a investigar forças americanas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Associated Press

Juízes da Corte de Crimes Internacionais (CCI) em Haia, na Holanda, autorizaram, nesta quinta-feira (5), uma investigação que tem como alvo o exército dos Estados Unidos e funcionários da CIA (Agência Central de Inteligência) por crimes de guerra e contra a humanidade cometidos no Afeganistão. Também são investigados o Talibã e as forças do governo afegão.

Essa é a primeira vez que um promotor da corte é autorizado a investigar forças americanas.

Os EUA não reconhecem a jurisdição de Haia e se recusam a cooperar. Em 2018, o então conselheiro de segurança, John Bolton, disse que a corte ameaça a soberania americana e os interesses de segurança nacional americanos.

Decisão revertida

Em abril do ano passado, um juiz da corte havia negado um pedido da promotora Fatou Bensouda para abrir um processo. Nesta quinta-feira (5), um colegiado revisou essa determinação.

Na decisão do ano passado, considerou-se que havia possibilidade de haver crimes dessas naturezas no Afeganistão, mas a investigação foi rejeitada com a justificativa de que dificilmente seria possível condenar alguém.

Esse entendimento foi criticado por organizações de direitos humanos, que argumentam que isso seria um prêmio para as partes que se recusam a colaborar.

Apesar de a investigação ter sido aberta, ainda não está claro se algum suspeito será indiciado ou mesmo irá até Haia. Tanto os afegãos como os americanos se opõem ao inquérito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES