Corte dos EUA irá ouvir sobre proibição das viagens de Trump

O juiz James Robart suspendeu a proibição determinada por Trump.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos irá enfrentar opositores em um tribunal federal de apelações, nesta terça-feira (7), durante debate sobre o destino das restrições temporárias de viagens impostas pelo presidente Donald Trump a cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

Na sexta-feira (3), o juiz James Robart suspendeu a proibição determinada por Trump, sua medida mais polêmica desde que tomou posse no mês passado, criando uma oportunidade para viajantes das sete nações afetadas ingressarem em solo norte-americano.

A 9ª Corte de Apelações de San Francisco irá ouvir argumentos do Departamento de Justiça e de advogados dos Estados de Minnesota e Washington contrários ao decreto para decidir se as restrições devem ser reinstauradas.

Em um tuíte publicado na noite de segunda-feira (6), Trump escreveu: "A ameaça do terrorismo radical islâmico é muito real, vejam o que está acontecendo na Europa e no Oriente Médio. Os tribunais precisam agir rápido!".

Trump vem dizendo que as restrições de viagens foram concebidas para proteger o país da ameaça do terrorismo e ridicularizou Robart, indicado pelo ex-presidente republicano George W. Bush, classificando-o como "um chamado juiz".

Em um comunicado apresentado na segunda-feira, o Departamento de Justiça disse que a suspensão do decreto presidencial foi abrangente demais e que "no máximo" deveria ser limitada a pessoas que já receberam permissão de entrada no país e que estão no exterior temporariamente, ou àquelas que querem sair e voltar aos EUA.

Os opositores dizem que o veto de 90 dias ao ingresso de cidadãos de Síria, Iraque, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen, e de 120 dias a todos os refugiados, é ilegal. O Estado de Washington afirma que está sendo prejudicado, já que alguns estudantes e docentes de universidades estaduais estão retidos no exterior por causa da medida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES