Corte eleitoral da Bolívia inabilita candidatura de Evo no Senado

ustificativa é de que o ex-presidente - atualmente refugiado na Argentina - não cumpre requisito de residência permanente no país. Mesmo motivo foi usado para recusar candidaturas de ex-chanceler Diego Pary e do líder de direita Mario Cossío.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia resolveu nesta quinta-feira (20) inabilitar o ex-presidente Evo Morales a se candidatar ao Senado, alegando que não cumpre o requisito de "residência permanente" na jurisdição do país que quer representar.

As candidaturas ao Congresso de Morales, daquele que foi seu chanceler, Diego Pary, e do líder de direita Mario Cossío, foram inabilitadas "por não cumprir com o requisito da residência permanente" nas regiões da Bolívia pelas que se candidataram, disse o titular do TSE, Salvador Romero, em coletiva de imprensa.

CRÉDITO: Maxim Shemetov_AP

Morales saiu do país em novembro para o México, após se demitir em meio a protestos sociais, e atualmente está refugiado na Argentina.

No dia 30 de janeiro, o partido de Morales, o MAS (Movimento ao Socialismo), anunciou que o ex-presidente tinha autorizado seu advogado, Wilfredo Chávez, a registrá-lo como candidato a uma cadeira no Congresso nas eleições de 3 de maio.

Na ocasião, o vice-ministro do Interior, Daniel Humérez, alertou que "se pisar no território boliviano, imediatamente (...) será feita sua prisão". O governou abriu vários processos de sedição, terrorismo e prejuízos econômicos ao Estado contra Morales.

Evo Morales está impedido de participar das próximas eleições como candidato à presidência, após anular as eleições em outubro passado devido a "irregularidades" detectadas por uma missão da OEA e nas quais foi declarado vencedor no primeiro turno.

No entanto, o candidato de seu partido, seu ex-ministro da Economia, Luis Arce, lidera as pesquisas de intenção de voto, com 31,6%. Ele aparece 14,5 pontos percentuais à frente de Carlos Mesa, que obteve 17,1% de apoio na pesquisa. A presidente interina Jeanine Áñez, por sua vez, tem 16,5%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES