Fuga: crianças e bebês fogem para os EUA e atravessam fronteira sozinhos

Elas são colocadas em ônibus pelos próprios pais, fugindo da violência da Guatemala, de Honduras e El Salvador. Viagem perigosa pode durar 1 mês.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Crianças e até bebês estão atravessando a fronteira sozinhos para fugir da violência. E não é no Iraque ou na Síria: o drama é na fronteira dos Estados Unidos. A reportagem é de Elaine Bast.

Assustado, o menino de 10 anos conta que ficou com medo na viagem. Com ele chegaram várias outras crianças, algumas de apenas 4 anos. Elas viajam sozinhas, saindo principalmente da Guatemala, de Honduras e de El Salvador. Muitas são colocadas em ônibus pelos próprios pais. Se arriscam em uma viagem perigosa, que pode durar mais de um mês, para fugir da violência desses países.

A maioria das crianças chega aos Estados Unidos depois de atravessar de boia o Rio Grande - na fronteira com o México. Quando completam a travessia, muitos menores são levados pela patrulha a um centro de recepção de imigrantes ilegais.

Neste centro, voluntários contam que alguns imigrantes chegam sem sapatos, alguns bebês sem roupas, só com fraldas. E eles encontram abrigos superlotados, com gente dormindo no chão, sujeira e relatos de violência e até de abuso sexual.

Mais de 47 mil menores de idade desacompanhados atravessaram a fronteira americana entre outubro do ano passado e maio deste ano, quase o dobro do número registrado nos 12 meses anteriores.

Para mexicanos e canadenses, a deportação do país é imediata, mas para pessoas de outros países que não fazem fronteira com os Estados Unidos, o processo é mais lento e pode demorar anos. Basta o imigrante ter um endereço fixo nos Estados Unidos, que pode ser por exemplo a casa de um parente ou conhecido que mora no país, e se apresentar a um juiz em uma data definida, para poder circular livremente pelo país até o fim do julgamento.

Em Washington, uma comissão do Senado já classificou a situação como crise humanitária. O governo americano anunciou que vai enviar quase US$ 10 milhões para que Guatemala, El Salvador e Honduras possam receber seus cidadãos de volta, e vai destinar uma verba adicional para o combate da violência nessas regiões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES