Crianças morrem devido a vacinas contra sarampo mal aplicadas

15 crianças morreram após tomarem a vacina

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quinze crianças morreram no Sudão do Sul, na África, devido a aplicações de vacina mal feitas durante uma campanha de imunização contra o sarampo, segundo informou o governo do país nesta sexta-feira. Em alguns casos, crianças de 12 anos aplicaram a vacina em outras.

A Organização das Nações Unidas (ONU) explicou que as crianças morreram de sepse e intoxicação graves causadas pela vacina contaminada, e o Ministério da Saúde do Sudão do Sul atribuiu as mortes a erro humano. Uma mesma seringa foi usada para todas as crianças na campanha de quatro dias, e a vacina foi armazenada em locais não refrigerados durante todo o tempo.

O sarampo é mais um dos desafios enfrentados pelo país extremamente pobre do leste da África, que já foi devastado por mais de três anos de guerra civil, fome e um surto de cólera recentemente.

O governo disse que todas as crianças que morreram tinham menos de 5 anos. Está sendo criada uma comissão para determinar quem é o responsável pelas mortes e se a família das vítimas vão receber alguma indenização.

A campanha de vacinação contra o sarampo tem como objetivo atingir mais de duas milhões de crianças em todo o país. Cerca de 300 crianças foram vacinas na área onde ocorreram as mortes.

As quinze crianças morreram na cidade rural de Kapoeta, no começo de maio. Outras trinta e duas tiveram febre, vômito e diarraia, mas conseguiram se recuperar, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES