Crise se agrava e moradores de Gaza sofrem com falta de água

Linhas de eletricidade cortadas, entregas agrícolas bloqueadas e milhares de pessoas estão sem abastecimento adequado de água potável

Moradores Gaza | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma semana, o bombardeio israelense na Faixa de Gaza destruiu linhas de energia, quebrou canos de água sob as estradas e deixou resíduos de prédios e casas espalhados pelas ruas.

Com 188 palestinos mortos e famílias presas sob os escombros, aumentam os temores de uma crise humanitária que se aprofunda no enclave, onde 2 milhões de pessoas vivem sob o bloqueio egípcio-israelense há 14 anos.

Bombardeios lotam ruas de resíduos (Foto: Getty Images)

Seis das 10 linhas de eletricidade de Gaza estão inoperantes e o fornecimento caiu para menos da metade, de acordo com Mohammed Thabet, porta-voz da Gaza Electricity Distribution Company. “Existem algumas áreas fronteiriças completamente sem eletricidade”, disse ele. As equipes de reparo não conseguiram consertar as linhas devido aos ataques contínuos.

Ao longo de sua intensa campanha de bombardeios, Israel bloqueou o acesso ao território, inclusive para trabalhadores humanitários, e impediu a entrada de combustível, de acordo com o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Suprimentos de ração animal em caminhões estão sendo mantidos no lado israelense da fronteira, esperando para entrar, disse o OCHA, acrescentando que os estoques de Gaza acabarão no domingo. O ministério disse que o Ministério da Agricultura da Palestina advertiu que, sem entregas, as granjas de gado e aves acabariam. Por sua vez, a principal fonte de proteína da tira seria afetada. Israel também impediu que pescadores navegassem ao largo da costa de Gaza e bombardeou fazendas, disse o OCHA.

Uma usina de dessalinização de água do mar está fora de operação, deixando 250.000 pessoas sem abastecimento adequado de água potável. Na cidade de Beit Lahia, no norte, “esgoto e resíduos sólidos estão se acumulando nas ruas”, disse OCHA.

Mahmoud Awad, 47, residente em Beit Lahia, disse que sua família vivia “quase três dias sem praticamente nenhuma eletricidade. Casas perto de nossa casa foram bombardeadas, e a eletricidade acabou depois do bombardeio como resultado do corte dos cabos. ” Normalmente, Awad usa um gerador externo, mas essas linhas também foram destruídas, disse ele.

O município da Cidade de Gaza disse que as forças israelenses atingiram "os principais cruzamentos da cidade, agravando a situação humanitária e dificultando a movimentação das equipes de ambulância e emergência". Com canos estourados, era difícil mover caminhões-pipa.

O Hamas, grupo islâmico que governa a faixa, posicionou seus militantes e disparou foguetes de áreas civis. No último confronto, Israel diz que centenas de foguetes disparados por militantes ficaram aquém, e compartilhou imagens aéreas de uma falha de ignição.

Um oficial da Administração Civil de Israel, órgão encarregado de comandar a ocupação, disse que militantes do Hamas “dispararam” linhas de energia na pista e disseram que 230 mil residentes ficaram sem eletricidade.

A coordenadora humanitária da ONU, Lynn Hastings, apelou às "autoridades israelenses e grupos armados palestinos [para] permitirem imediatamente que as Nações Unidas e nossos parceiros humanitários tragam combustível, alimentos e suprimentos médicos". No domingo, houve relatos não confirmados de que o Egito, que controla uma fronteira ao sul com Gaza, havia aberto sua fronteira.

De acordo com a agência da ONU responsável pelos refugiados palestinos, UNRWA, mais de 17.000 pessoas fugiram de suas casas e estão abrigadas em cerca de 40 escolas. A agência alertou sobre uma ameaça secundária durante a pandemia de Covid, dizendo que deveria considerar “como minimizar o risco de aglomeração de pessoas em um espaço muito confinado e espalhar o vírus”.

Gisha, um grupo de direitos humanos israelense, disse que a diminuição do fornecimento de eletricidade afetou a produção de oxigênio necessário para respiradores. Israel, que vacinou a maioria de seus cidadãos, disse não ser responsável por dar vacinas a todos os palestinos nos territórios ocupados, incluindo a Cisjordânia e Gaza.

A Oxfam, que fornece água e saneamento em Gaza, disse que as hostilidades desta semana irão gerar “mais violações dos direitos humanos, pobreza e sofrimento, especialmente para uma geração perdida de crianças e jovens palestinos”.

Laila Barhoum, conselheira de política da instituição de caridade em Gaza, disse: “Dia após dia, vemos as bombas caindo nas casas onde nossos amigos e familiares moram e nos prédios onde nossos colegas trabalham, nos perguntando se seremos os próximos. E dia após dia esperamos em vão pela condenação inequívoca da comunidade internacional que nunca chega. ”

Ela acrescentou: “Quando um cessar-fogo for finalmente declarado, iremos mais uma vez escavar os escombros e começar a reconstruir, apenas para esperar por outro ciclo de bombardeio para destruir o que fizemos.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES