Cubano Fidel Castro compara G20 a “panela de grilos”

Ex-presidente criticou falta de ajuda dos EUA ao Haiti

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente cubano Fidel Castro comparou neste sábado a (21) cúpula do G20 a uma "colosal olla de grillos", uma panela de grilos na tradução literal, que quer dizer marcada por muita confusão. E também criticou a falta de ajuda dos EUA para enfrentar a epidemia de cólera no Haiti.

"Foi nisso que se transformou a reunião do G-20" em Seul, afirmou o líder comunista em artigo publicado neste sábado na imprensa local, ao definir o grupo de "embrião do poderoso império e de seus aliados mais ricos".

Segundo Castro, enquanto o G20 e o Foro de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec) tomam decisões de impacto mundial, "não existe qualquer tribuna na qual 160 países possam usar da palavra para denunciar o saque de seus recursos e suas urgentes necessidades econômicas".

Castro criticou decisões tomadas pelos EUA, como a "medida desesperada" do Federal Reserve de injetar US$ 600 bilhões de liquidez no circuito financeiro, antes da cúpula do G20.

Enquanto isto, segundo o líder, de 84 anos, apenas começa a chegar a ajuda americana ao Haiti, meses depois do prometido, apesar do terremoto que matou 250 mil em janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES