Dalai Lama deixa formalmente o poder político no Tibete

Apesar de transferir sua “autoridade formal”, ele continua sendo líder espiritual.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dalai Lama transferiu oficialmente nesta segunda-feira sua ?autoridade formal? aos tibetanos eleitos, segundo informações da agência indiana de notícias Ians. O anúncio foi feito quase três meses depois de ele ter adiantado sua decisão de entregar o poder aos dirigentes eleitos.

"As remodelações que nós (o Parlamento tibetano) fizemos da Constituição foram aprovadas ontem (domingo) por Sua Santidade", indicou o porta-voz da Secretaria do Parlamento de Tibete, Norbu Tenzin. De acordo com o porta-voz, Dalai Lama manterá seu compromisso e continuará sendo o líder espiritual dos tibetanos. Entretanto, os poderes administrativos e políticos serão legados sem reservas aos líderes democraticamente escolhidos.

O Parlamento tibetano aprovou emendas à Constituição que delegam os poderes do Dalai Lama ao primeiro-ministro da região, que é o professor universitário Lobsang Sangay, de 43 anos, desde as eleições do dia 20 de março. Também foi aprovado que o título do "governo tibetano no exílio" seja modificado pelo de "governo do Tibete". No entanto, Dalai Lama ainda possui o direito de assessorar e encorajar pela proteção e a promoção do bem-estar do povo e continuar sendo participante nos esforços para alcançar uma solução satisfatória para a situação atual



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES