Deputado filho de brasileiros, George Santos é cassado nos Estados Unidos

Santos já sobreviveu a uma votação de cassação, mas novo relatório da comissão de ética fez republicano perder apoios na Casa.

Deputado filho de brasileiros, George Santos é cassado nos EUA | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Congresso dos Estados Unidos optou por cassar o mandato do deputado George Santos, filho de imigrantes brasileiros, sob acusações que abrangem desde falsificação de seu currículo até o uso ilegal de fundos de campanha.

George Santos, enfrentando 23 acusações no sistema judicial dos Estados Unidos, tornou-se o sexto deputado na história do país a ser expulso da Câmara. Ele nega categoricamente todas as acusações.

Em sessão para decidir sobre sua cassação, 311 deputados votaram a favor de expulsar o republicano - 24 a mais do número mínimo necessário - e 114 contra. Um fator determinante para a expulsão de Santos foi a quantidade de votos de deputados do próprio partido de Santos favoráveis à sua expulsão.

Parte dos republicanos que o apoiavam mudaram de posição após a divulgação de um relatório que apontou diversas irregularidades e crimes financeiros nos quais ele está envolvido. Antes de George Santos, o último deputado que teve o mandato cassado foi James Traficant, de Ohio, em 2002.

Na terça-feira (28), já pressionado, Santos disse que não iria renunciar: “Se eu renunciar, facilitarei as coisas para este lugar. Este lugar é administrado com base na hipocrisia. Cansei de desempenhar um papel no circo. Se quiserem que eu deixe o Congresso, terão que fazer uma votação difícil”.

Entre outras coisas, ele é acusado de utilizar dinheiro de doações em cirurgias com técnicas de botox e como usuário do site pornográfico Onlyfans, fraude com cartões de crédito e roubo de identidade. Também é acusado de receber seguro-desemprego ao qual não tinha direito durante a pandemia do coronavírus, antes de sua eleição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES